A escolha das texturas certas para uso em projetos envolvendo computação gráfica 3d e animação pode fazer a diferença no resultado final de qualquer projeto. É por isso que os artistas envolvidos na produção desses projetos devem sempre procurar texturas e imagens de alta qualidade. O ideal para conseguir bons resultados é produzir as suas próprias texturas, mas nem sempre isso é possível devido a uma infinidade de fatores. Por isso, é importante também conhecer bons repositórios de texturas em que você possa conseguir as imagens necessárias para produzir projetos de alta qualidade.

Essa semana conheci mais um desses recursos que é o Texturepilot! O website tem uma boa base de texturas gratuitas para download e está crescendo, pois em comparação com outras bibliotecas o número de imagens disponíveis poderia ser bem maior. Como fazer para conseguir copiar texturas do Texturepilot de maneira gratuita? Para fazer o download das texturas você precisa antes de qualquer coisa realizar o cadastro no site. Uma conta gratuita dá direito ao download de 25 MB de texturas por dia. Isso é suficiente? Claro que sim, a não ser que você queira copiar todas as imagens e texturas usadas em um determinado projeto no mesmo dia, é perfeitamente possível conviver com esse limite de download.

download gratuito texturas

Depois que você copia as imagens é possível usar o material em qualquer projeto comercial sem nenhum tipo de restrição, pois os termos de uso do site oferecem essa liberdade em relação ao aproveitamento das imagens.

O Texturepilot acaba complementando outros serviços que também oferecem texturas gratuitas para download como é o caso do Texturelib e outros que já foram comentados aqui no blog em outras ocasiões. Qual é o melhor deles? Isso é difícil de dizer, pois as texturas encontradas em uma dessas bibliotecas acabam não sendo achadas em outros lugares. O certo mesmo é ter a referência de todos os lugares para usar quando for necessário.

Usando as texturas

E para os que gostariam de saber como é possível usar essas texturas em softwares 3d, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conhecer os cursos sobre materiais e texturas tanto com SketchUp e Blender. Os dois cursos abordam o uso de texturas e materiais nesses softwares, e são uma ótima fonte de informação para quem não tem conhecimento algum sobre o assunto.