A tecnologia usada para a produção de animações e jogos está convergindo para o mesmo ponto já faz alguns anos, e o que até pouco tempo atrás era apenas restrito ao uso e aplicação em ambientes de renderização em tempo real pode muito bem ser útil na criação de animações. O uso de GPU para gerar imagens praticamente em tempo real é um grande benefício, e aplicado em animações esse tipo de tecnologia ajuda de maneira significativa na redução do tempo de produção de projetos como o Butterfly Effect.

Esse é um dos temas abordados no novo episódio do Videocast do allanbrito.com, que demorou um pouco para ser lançado, mas está retornando com mais assuntos relacionados ao mundo da computação gráfica, animação e o trabalho necessário para produzir esse tipo de material.

O vídeo ficou um pouco longo, passando dos 20 minutos, mas espero que o conteúdo compense o tempo prolongado.

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar ou comentar? Ainda não é assinante do meu canal no Youtube? Assine aqui para receber antes que todos as atualizações.

Além da tecnologia usada para a criação da animação Butterfly Effect que é baseado no Unity 3D, você também conhece um conceito diferente em termos de renderização que é o chamado NPR. Você sabe como funciona esse tipo de renderizador? No Blender o estilo de render NPR será muito melhor aproveitado com a incorporação do Freestyle, que é um render especializado nesse tipo de imagem e que estará entre a lista de recursos da versão 2.67 que ainda não foi lançada.

Para ilustrar como o uso desse tipo de recurso pode ser benéfico para os usuários do Blender, mostro no vídeo uma animação estilo anime que usa o Freestyle com o Blender para gerar animações com a estética de célula de animação.

E para encerrar o videocast, ainda abordo o projeto Google Summer of Code que é uma iniciativa do Google para alavancar projetos de código aberto como o Blender. Isso é feito por meio do patrocínio financeiro do trabalho de estudantes! Saiba mais sobre o projeto assistindo ao vídeo.

Quer acompanhar os links comentados no vídeo? Essa é a lista com todos os recursos:

Cursos do EAD – Allan Brito: