O curso sobre composição e efeitos com o Blender do EAD – Allan Brito recebeu mais uma atualização hoje, estando agora com a sua quinta aula publicada, faltando apenas mais duas para que o curso como um todo esteja completo. Na quinta aula mostro como funciona o processo de tracking baseado múltiplos pontos com o objetivo de substituir a imagem da tela de um notebook que foi gravado totalmente desligado. O material dessa aula é emprestado do DVD Track, Match, Blend! que possuo e como está licenciado em creative commons pode ser usado para esse propósito sem nenhum problema.

O exercício apresentado na aula mostra uma técnica muito comum na pós-produção de animações e filmes que é a substituição ou adição de elementos no vídeo. Nesse caso, o vídeo poderia ser gravado realmente sem nada no monitor e a interface adicionada posteriormente. Isso pode ser usado em várias outras situações como no caso da substituição de placas, anúncios ou qualquer coisa que seja definida por um plano dentro do vídeo.

A imagem a seguir é uma amostra do resultado final do exercício realizado na aula já com a composição.

curso-composicao-efeitos-blender-aula-05

Ao longo da aula os participantes do curso aprendem:

  • Tracking de pontos em vídeo
  • Reconstrução da cena em 3d
  • Deformação de vértices com base em Hooks
  • Configuração de materiais com vídeo
  • Mapas UV
  • Composição de elementos 3d com vídeo

Todos esses temas são necessários para que possamos ter como resultado o vídeo composto com o plano em 3d. O princípio usado nessa aula pode ser expandido para outros contextos, e usado para substituir elementos em vídeo com a câmera em movimento, o que é realmente o grande trunfo do tracking em vídeo.

Quer participar do curso? Para se inscrever e conhecer mais sobre o curso basta visitar a página do curso sobre composição e efeitos com Blender, e usar o botão de inscrição disponível na página. Após a inscrição você terá acesso a área do curso com tempo mínimo garantido de 180 dias para assistir as aulas quantas vezes quiser. Mas, assim como já comentei com várias pessoas que me questionam sobre o tempo de acesso, esse é o tempo mínimo! Se você permanecer acessando o material com regularidade, para não ter o usuário marcado como inativo, o tempo de acesso será muito maior!