O SketchUp é uma das ferramentas que oferece as opções mais amigáveis para artistas que procuram maneiras simples de gerar objetos em 3d. A sua estrutura e metodologia baseada na construção geométrica de elementos permite que até mesmo crianças usem o software para aprender a trabalhar com geometria e matemática como é comumente divulgado pelo Google e futuramente também pela Trimble. Mas, apesar da sua facilidade de uso o SketchUp ainda guarda pequenas surpresas para as pessoas com paciência e curiosidade em explorar todo o potencial do software. Estava lendo um artigo sobre modelagem com SketchUp na semana passada, e achei o texto muito interessante, pois no texto o autor fala exatamente sobre uma das opções que percebo ser a mais desafiadora para usuários menos experientes que é a escala.

Você sabe usar bem a ferramenta de escala do SketchUp?

Nesse artigo o autor Matt Donley passa 8 dicas valiosas sobre como a escala pode ajudar na modelagem com o SketchUp. O mesmo artigo gerou um vídeo que está em inglês. Para as pessoas que têm dificuldade com o idioma, tomei a liberdade de traduzir os principais pontos relacionados as dicas sobre escala com SketchUp.

  • Dica 1 – Pressione o CTRL para escalonar do centro – Essa dica é se explica sozinha, pois ao pressionar a tecla CTRL no SketchUp enquanto fazemos a escala, o software usa como ponto pivô o centro do objeto.
  • Dica 2 – Desenhe círculos pelo diâmetro – Aqui temos uma dica relacionada em parte com a dica 1. No caso, o autor recomenda que sempre devemos desenhar círculos pelo diâmetro, e depois aplicar uma escala usando o valor 0.5. E ao pressionar o CTRL o círculo permanece com o mesmo centro. Mas, se você já souber o raio do círculo, o que não é muito complicado de descobrir, pode desenhar direto sem a escala!
  • Dica 3 – Use guias para escalonar em dimensões exatas – O SketchUp permite que o usuário aplique fatores de escala em objetos, mas esses fatores são porcentagens. Por exemplo, ao escalonar qualquer coisa com o valor 1.2 significa dizer que o objeto será aumentado em 20%. Com o uso de guias, podemos escalonar objetos para dimensões exatas e não depender apenas de porcentagens.
  • Dica 4 – Aplique a escala em faces – Com a ferramenta de escala do SketchUp é possível redimensionar apenas uma face individualmente. O software irá então ajustar todas as faces conectadas.
  • Dica 5 – Aplique a escala em objetos selecionados – A escala no SketchUp pode ser aplicada em qualquer objeto que esteja selecionado sejam faces, linhas ou mesmo grupos e componentes.
  • Dica 6 – Escala em grupos e componentes – O uso da escala em grupos e componentes afeta todos os elementos dentro dessas entidades do SketchUp, inclusive materiais e texturas.
  • Dica 7 – Escalonar instâncias de componentes – Ao modificar o tamanho de uma instância de componentes no SketchUp, o efeito não se replica as outras cópias dos componentes.
  • Dica 8 – Observe a alça de manipulação – Algumas aplicações da escala fazem com que as alças de manipulação fiquem ocultas atrás de objetos ou faces. Mesmo estando ocultas, podemos selecionar essas alças e ainda assim redimensionar nossos objetos e entidades.

Quer aprender mais sobre o SketchUp?

Caso você queira aprender mais sobre o SketchUp, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conhecer os cursos específicos sobre SketchUp online que ajudam a entender melhor o funcionamento do software. Além de um curso básico totalmente gratuito, você encontra os seguintes cursos: