O uso de mapas HDRI é uma das maneiras mais rápidas de iluminar cenas e projetos em computação gráfica, aproveitando a iluminação do ambiente para gerar resultados realistas. A iluminação criada com base em mapas HDRI é conhecida como IBL, acrônimo para Image Based Lighting que está presente na grande maioria dos softwares 3d e renderizadores externos. Como esse tipo de imagem é gerada com base em fotografias capturadas usando equipamento especial que também pode armazenar as informações da iluminação do ambiente no momento em que a foto foi capturada, podemos usar as imagens para adicionar energia luminosa em diversas situações. E com a vantagem de gerar também um “cenário” envolvendo o ambiente virtual o que facilita a representação de materiais que possuam reflexões.

Qual é o primeiro passo para se trabalhar com mapas HDRI? O primeiro passo é conseguir bons mapas HDRI para usar nos seus projetos, e infelizmente a grande maioria desses mapas de boa qualidade faz parte de coleções ou bibliotecas comerciais, o que demanda um pequeno investimento por parte do artista para conseguir usar esse material nos seus projetos. Existem sim fontes de mapas HDRI gratuitos na web, mas na sua grande maioria essas bibliotecas gratuitas acabam sendo limitadas em termos de resolução, o que dificulta o seu uso em projetos com necessidades mais robustas em termos de tamanho e qualidade.

Mas, ainda é possível encontrar bons mapas HDRI gratuitos e de qualidade na web com um pouco de paciência. Alguns artistas como é o caso do Jeff Patton eventualmente publicam no seus blogs pessoais alguns mapas HDRI que eles mesmos capturaram. Na semana passada foram publicados quatro mapas HDRI no blog do Jeff Patton que podem ser copiados e usados de maneira totalmente gratuita por qualquer artista. Se você nunca usou o recurso por não ter a disposição nenhum mapa HDRI esse é a sua oportunidade.

mapa-hdri-gratuito-download.jpg

Os mapas são de cenários urbanos e possuem até mesmo variações de iluminação natural para que você possa fazer renderizações usando diferentes tipos de luz do sol.

A maioria dos softwares 3d e renderizadores suporta o uso de mapas HDRI, sendo necessário apenas adicionar o mapa como uma textura no ambiente na maioria dos casos.

Usando mapas HDRI no Blender Cycles

Quer aprender a usar mapas HDRI no Blender Cycles? O curso sobre renderização avançada com Blender Cycles do EAD – Allan Brito tem uma aula dedicada apenas ao uso de IBL. Para mais informações sobre o curso e inscrições, visite o página do curo seguindo o primeiro link desse parágrafo.