O uso de currículos não é a melhor maneira de conseguir trabalho dentro do mundo da computação gráfica, em que geralmente um bom portfólio vale muito mais do que títulos acadêmicos e técnicos. Se você é produtor de conteúdo dificilmente irá procurar trabalho, e sim buscar mercados para os seus produtos oriundos da sua arte digital. Mas, ainda assim é válido algumas vezes aplicar a sua criatividade na criação de portfólios e currículos que sejam ao mesmo tempo criativos e mostrem o seu potencial como produtor de material gráfico de qualidade. O documento oriundo dessa aplicação poderia até mesmo ser chamado de currículo criativo!

E nesse caso não importa se a arte é 3d ou 2d, o resultado final acaba testemunhando a seu favor, ou em alguns casos contra. Para garantir que você não cometa nenhum deslize na construção de um currículo criativo, encontrei uma lista com ótimos exemplos de pessoas que criaram o seu próprio currículo criativo.

Currículo criativo – Exemplos

A coleção que mostra exemplos para criação de um currículo criativo foi organizada pelo web site chamado Bashooka.

Currículo criativo

Os exemplos apresentados no web site são bem variados e mostram designs minimalistas e outros que parecem verdadeiros infográficos! Mas, o ponto principal de todos os exemplos é que tudo é voltado para demonstrar que dependendo da área para a qual você está se candidatando, é perfeitamente aceitável colocar um pouco do seu talento no currículo criativo. Por exemplo, observe o caso do currículo em que um artista e ilustrador criou o seu currículo em forma de uma história em quadrinhos.

Quer começar a fazer o seu currículo? A minha recomendação é pelo uso de softwares gratuitos que possam ajudar você no projeto, e nesse sentido a dupla Inkscape e GIMP podem ser de grande ajuda. Ambos são softwares gráficos de código aberto e gratuitos que podem ser a ferramenta que faltava para criar o seu currículo criativo e conseguir aquela vaga de trabalho que você tanto queria.

Mas, não deixe de investir no seu portfólio, pois é ele que garante a conquista da vaga. Já participei de várias seleções para diversos projetos no papel de selecionar a equipe, e o que fazia a diferença na maioria dos casos é o portfólio! Se a pessoa tiver um bom portfólio e somados a uma graduação, é vaga garantida na certa.