A criação de elementos orgânicos como vegetação e paisagens naturais sempre acabam adicionando um pouco mais de dificuldade em qualquer projeto de visualização, animação ou jogos. O simples fato de representar esse tipo de elemento em softwares 3d requer habilidades com a modelagem, manipulação de texturas e render. Um dos elementos mais comuns que aparecem em diversos tipos de projetos é a grama, que é importante para artistas envolvidos com visualização para arquitetura, jogos e muitas outras áreas devido a sua ampla utilização em espaços urbanos.

É por isso que sempre recomendo para meus alunos a necessidade de se encontrar um meio rápido e prático de gerar esse tipo de superfície, seja por meio de scripts ou então materiais especialmente preparados para isso. Existem várias maneiras de gerar superfícies com grama, e aplicar texturas com a imagem de grama já não é aceitável como forma de simular esse tipo de superfície já faz um bom tempo.

Para os usuários do 3dsmax existe um script recém divulgado no blog do artista Midge Sinnaeve que ajuda muito na criação de grama dentro do 3dsmax.

O download do script é totalmente gratuito e requer apenas alguns pequenos ajustes para que o mesmo seja executado. Você precisa apenas providenciar a criação de uma das pequenas folhas de grama, para que o script cuide da distribuição e posicionamento das mesmas sobre um plano. A ferramenta não gera o material próprio para grama, apenas a geometria necessária para representar o objeto. Seria ideal gerar o material? Talvez, mas devido a grande quantidade de opções existentes de renderização para o 3dsmax, é provável que apenas uma pequena parcela dos artistas e usuários do software pudesse aproveitar os possíveis materiais de grama.

A iluminação da cena também pode variar e deve ser configurada manualmente pelo artista 3d na cena. Esse tipo de representação da vegetação com geometria é a que gera os melhores resultados, pois podemos criar sombras e outros elementos que atribuem mais realismo aos objetos.

Existem outras opções que simulam ações como o scatter no 3dsmax, mas essa é específica para trabalhar com grama. Se você é usuário do 3dsmax o download é mais do que recomendado.