A modelagem de elementos geométricos no SketchUp é algo relativamente simples de operacionalizar, até mesmo pela natureza do software que está ficado nesse tipo de modelagem. Mas, apesar disso resolver a grande maioria dos volumes e formas para áreas como arquitetura, é necessário em algumas ocasiões trabalhar com curvas. O uso de curvas ou formas arredondadas no SketchUp pode ser um pouco trabalhoso sem as ferramentas certas, e por ferramentas você pode entender plugins. Existe uma enorme quantidade de plugins gratuitos e pagos para o SketchUp que expandem de maneira significativa a capacidade do software para criar modelos 3d.

Um desses plugins é o Curvizard que ajuda na manipulação e alteração de elementos com formas curvas no SketchUp. O plugin é totalmente gratuito e pode ser copiado diretamente dos fóruns SketchUcation usando esse link. Mas, para conseguir ter acesso a ferramenta você terá que se cadastrar no fórum.

Painel de opções do Curvizard

Entre as opções existentes no Curvizard encontramos:

  • Suavização de curvas
  • Limpeza de curvas (Remove imperfeições)
  • Simplificação de curvas
  • Quebra de curvas
  • Unir curvas

Todas essas opções de alteração para as curvas estão presentes no painel de controle do Curvizard que aparece logo depois de instalado o plugin. Essa é uma ferramenta extremamente importante para qualquer artista e usuário do SketchUp que eventualmente pode precisar manipular e editar curvas no software. Apesar de não ser diretamente focado nesse tipo de modelagem, o software pode sim trabalhar com elementos mais curvilíneos com o auxílio desses plugins extremamente úteis.

Esse é o tipo de plugin que deve estar na sua biblioteca de ferramentas do SketchUp!

Aprendendo a usar plugins no SketchUp

Quer aprender a trabalhar com os plugins mais importantes de modelagem usados no SketchUp? No EAD – Allan Brito você encontra um curso próprio para isso! No curso de modelagem avançada usando plugins no SketchUp os participantes aprendem a usar, instalar e manipular diversos plugins avançados de modelagem para o SketchUp. Os plugins abordados no curso são todos gratuitos e estão disponíveis na sua maioria dentro dos fóruns do SketchUcation. Se você é usuário do SketchUp e gostaria de conhecer alguns desses plugins, recomendo visitar a página do curso para conferir a lista de aulas e plugins.