Compartilhe o artigo!

A renderização de projetos usando o Blender hoje em dia é algo muito mais fácil tanto com as opções existentes no próprio software e também com inúmeros outros renderizadores externos que suportam o Blender. A lista é bem extensa e envolve até mesmo opções comerciais de renderização. Apesar de existir hoje o Blender Cycles que está tomando de assalto os projetos realizados por usuários do software, ainda é possível encontrar vários outros projetos renderizados com outras aplicações. Entre as opções mais “antigas” de render com o Blender temos o YafaRay, que é uma das opções mais conhecidas em termos de render externo para os usuários mais antigos.

O primeiro renderizador externo que usei com o já longínquo Blender 2.34 foi o YafRay, que na época era escrito sem o “a” no meio, e lembro que a diferença de qualidade em termos de iluminação e resultado finais eram impressionantes. Hoje o YafaRay ainda existe e pode ser usado sem grandes problemas com o Blender 2.69. Apesar de existirem cada vez menos projetos sendo renderizados com o software, e isso fica fácil de perceber pelas poucas publicações de projetos nos fóruns tanto do Blender como do YafaRay.

Ainda acho o YafaRay uma opção poderosa para renderização, principalmente quando falamos de arquitetura. Encontrei um projeto publicado nos fóruns do YafaRay que demonstra bem o poder do software em termos de visualização para arquitetura, e a cena foi criada por um usuário do Brasil chamado rodrigo366.

O objetivo do projeto era demonstrar o resultado da visualização de um ambiente de leitura. A imagem a seguir demonstra o resultado:

Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o processo que levou ao render dessa cena, o autor do projeto compartilhou nos fóruns do YafaRay os ajustes usados para renderizar a cena. Como forma de melhorar a iluminação e sensação de realismo no render, o artista fez uso de um mapa HDRI para o render.

Como a maioria das pessoas acaba tendo dificuldades com os ajustes do YafaRay nas primeiras vezes em que vai utilizar a ferramenta, o simples fato de ter algum tipo de referência para começar é uma grande ajuda.