Os plugins e scripts ajudam a adicionar funcionalidades e opções inexistentes em diversos tipos de softwares, ajudando os usuários a realizar tarefas e alterações mais rápidas dentro do seu fluxo de trabalho normal. Esse é o caso dos softwares 3d com Python, Ruby, MAXScript e MEL. Esse tipo de melhoria também é perfeitamente possível em softwares de CAD como o AutoCAD. Uma das linguagens que podemos usar para criar rotinas no AutoCAD é o AutoLISP que permite automatizar pequenas tarefas de edição, acelerando o processo de desenho no software. Alguns usuários e desenvolvedores de rotinas em AutoLISP compartilham alguns desses pequenos scripts com outros usuários, e hoje vou recomendar o download gratuito de uma rotina chamada Length at Midpoint.

O objetivo dessa rotina é muito simples, mas ao mesmo tempo útil, que é adicionar a dimensão de uma determinada linha no centro da mesma usando uma caixa do tipo MText do AutoCAD. Para usar a ferramenta basta selecionar as vítimas linhas e executar a rotina, para que o AutoCAD adicione o texto com a dimensão. A rotina suporta vários tipos de entidades diferentes formadas por linhas como lines, circles, arcs, polylines 2d e 3d.

Você pode estar se perguntando se seria o mesmo que adicionar linhas de cota? Sim, mas com uma pequena vantagem! O fato de podermos selecionar múltiplas linhas ao mesmo tempo para adicionar as dimensões, agiliza em muito o processo. As linhas de cota precisariam ser configuradas manualmente.

O download do Length at Midpoint pode ser realizado nesse endereço de maneira totalmente gratuita.

Como instalar uma rotina em LISP no AutoCAD? Primeiro você precisa fazer o download da rotina, que é salva com a extensão “.lsp”. Com o arquivo salvo em disco, podemos usar o comando AppLoad na linha de comando do AutoCAD ou então acionar o menu Tools -> Load Application. Essa é a maneira mais simples de executar a rotina em LISP no seu AutoCAD. No web site do autor do Length at Midpoint existe um guia sobre como executar rotinas em LISP com opções mais avançadas.

Aproveite para adicionar essa ferramenta no seu AutoCAD, para rapidamente criar textos com a dimensão de entidades como linhas.