O uso de imagens de referência para criar modelos 3d é algo muito comum e que com o tempo acaba se tornando um hábito para a maioria dos artistas 3d, pela facilidade e agilidade que a técnica oferece. Além do uso de imagens de referência para gerar modelos, é possível também trabalhar com ilustrações vetoriais como base para criação de modelos, algo muito comum em ambientes voltados para modelagem em arquitetura. Esse é o caso de softwares como o SketchUp, em que podemos importar desenhos técnicos no formato DWG ou DXF para usar como base para modelagem. No caso de importação de desenhos técnicos em DXF e DWG, apenas o SketchUp Pro é capaz de fazer esse tipo de operação.

Após a importação desse tipo de desenho para o SketchUp, é muito comum encontrar pequenos problemas relacionados a representação de alguns tipos de arestas no software. Isso acontece devido ao processo de conversão de curvas e arcos oriundos de softwares de CAD, para o formato de curvas do SketchUp. Para usar efetivamente os desenhos técnicos nesse sentido é preciso fazer algumas pequenas edições e correções nas arestas para aproveitar a estrutura das linhas e gerar modelos 3d precisos.

Caso você faça esse tipo de correção em arestas no SketchUp de maneira manual, recomendo conferir um plugin gratuito para o SketchUp chamado de EdgeInspector que ajuda de maneira significativa a melhorar a organização desses desenhos oriundos de arquivos de CAD, e até mesmo ilustrações geradas no próprio SketchUp.

Entre as funções do plugin é possível encontrar:

  • Reconstrução de junções entre arestas (Algo semelhante a um extend em softwares de CAD)
  • Correção entre deslocamentos de vértices
  • Alinhamento de arestas em curva

Essas são apenas algumas das opções disponíveis no EdgeInspector que pode ser copiado de maneira gratuita no SketchUcation, bastando para isso um rápido cadastro no web site. A ferramenta é de extrema utilidade para artistas que usam como base arquivos do tipo DXF e DWG para gerar os modelos 3d.

Aprendendo sobre modelagem 3d com SketchUp

Quer aprender a usar o SketchUp para modelagem em arquitetura, e principalmente a aproveitar os recursos oferecidos pelos diferentes plugins gratuitos existentes para o software? No EAD – Allan Brito você encontra dois cursos excelentes para esse propósito:

No caso do curso sobre modelagem avançada, apenas plugins totalmente gratuitos são usados no curso.