As técnicas usadas para iluminar ambientes e cenários digitais variam muito, e existem opções mais simples como o uso de pontos de luz distribuídos pelo cenário, até mesmo a aplicação de algoritmos de tentam simular o comportamento físico da luz, como é o caso do Path Tracing. Entre essas diversas técnicas de iluminação está a vertente do hiper-realismo que foca o seu trabalho na reprodução fiel da luz ambiente em cenários digitais. O objetivo é capturar as informações de luz em ambientes reais, e tentar levar isso para ambientes digitais por meio de imagens HDRI.

E para esse propósito os chamados Light Probes são excelentes, pois nada mais são do que imagens esféricas de um ambiente real que são aplicadas em ambientes virtuais, e permitem ao software reproduzir com muita fidelidade a iluminação no momento exato da captura. Esse artigo explica muito bem o processo de captura dos Light Probes, que são gerados com aquelas esferas cromadas que muitos já devem ter visto em sets de filmagem, exatamente para permitir a reprodução da luz do ambiente nos elementos virtuais que provavelmente devem ser inseridos na pós-produção.

Download gratuito de Light Probes para uso comercial

Bem, mas chega de explicar o que são os Light Probes. Quer fazer o download de alguns desses arquivos com permissão para uso comercial? Basta visitar esse endereço, para conferir alguns Light Probes gratuitos, que podem ser aplicados nas mais variadas situações. É possível renderizar imagens com praticamente qualquer software 3d ou renderizador externo. O web site que oferece os arquivos para download, é na verdade uma loja que comercializa pacotes com esses arquivos, e o link a seguir oferece sempre cinco Light Probes de maneira gratuita que segundo o proprietário da loja podem eventualmente mudar ao longo do tempo.

light probes

Quer um uso muito útil para os Light Probes, mesmo que você ache que eles não servem para você? Reflexões! Sim, o uso de materiais reflexivos em objetos 3d exige um ambiente ao seu redor para que seja possível refletir alguma coisa. Sempre que abordo o uso de materiais com algum nível de reflexão nas minhas aulas, reforço a necessidade de que sem um ambiente para gerar reflexos, os materiais tendem a ficar com aparência péssima!