A animação 2d é uma arte que exige conhecimentos e técnicas que podemos dizer serem universais em relação ao animador, mas que também apresentam desafios e problemas que são únicos ao seu ambiente bidimensional. Até poucos anos atrás um dos maiores expoentes em relação à animação para web e também 2d era o Flash, que depois do advento dos dispositivos móveis e sua necessidade constante de economizar bateria precisou excluir o Flash da sua lista de tecnologias suportadas. Na época, muitas pessoas acreditavam que essa exclusão do Flash seria o fim da tecnologia, mas a Adobe acabou realocando o Flash como plataforma para animação 2d e o distanciou das animações voltadas para a web.

Hoje é muito comum encontrar artistas e estúdios produzindo animações 2d usando o Flash, pela sua natureza vetorial que ajuda muito ao longo do processo de criação.

Uma das ferramentas mais importantes dentro do contexto da animação usando o Flash são os chamados clipes de filme. Você sabe para que servem os clipes de filme no Flash? Para explicar exatamente o seu funcionamento e função, resolvi produzir um pequeno tutorial explicando como criar e usar clipes de filme uma situação comum de animação, o movimento dos olhos.

Com o uso de clipes de filme, podemos reaproveitar as animações geradas dentro do Flash e adicionar elementos que praticamente funcionam “sozinhos”. Esse é o caso dos olhos, em que podemos gerar o movimento apenas de um olho e replicar essa animação para conseguir otimizar essa animação.

Assista ao vídeo para entender a importância dos clipes de filme dentro do contexto de animação, e de quebra faça a animação para os olhos do seu futuro personagem virtual!

Animação 2D com Flash

Quer desenvolver as suas habilidades na animação 2d? Recomendo conferir os cursos sobre animação com Flash do EAD – Allan Brito, em que você pode ao mesmo tempo conhecer a tecnologia Flash no curso básico gratuito e também desenvolver habilidades próprias para animação 2d no curso específico sobre animação 2d com Flash: