O SketchUp é uma das ferramentas mais simples em termos de modelagem 3d, e a sua evolução ao longo dos anos não mudou muito essa característica em relação ao software. Desde o seu início como uma ferramenta voltada especificamente para modelagem em arquitetura, até ser adquirido pelo Google e ter o seu foco desviado para uso nas ferramentas do próprio Google. Durante o período em que esteve sob as “asas” do Google os usuários mais antigos se queixavam da falta de avanços significativos em termos de ferramentas e até mesmo de esquecimento por parte da empresa. Como forma de atender as demandas dos usuários e também direcionar o foco do software, o SketchUp foi vendido para a Trimble. Isso já faz mais de um ano, e recentemente a empresa lançou a sua última atualização para o software, o SketchUp 2015!

sketchup-2015.jpg

O SketchUp 2015 manteve a mesma simplicidade em termos de recursos e metodologia para criação de modelos tridimensionais, adicionando recursos interessantes e úteis para os mais variados artistas digitais. Ainda existem versões duas versões distintas do SketchUp, sendo uma gratuita que possui menos recursos e outra que apresenta todas as ferramentas do software. Entre as diferenças do SketchUp gratuito e a versão paga, encontramos a existência de uma excelente ferramenta para criação de pranchas impressas chamada de LayOut.

Quais as novidades do SketchUp 2015? Entre as novidades do SketchUp 2015 encontramos:

  • Agora existe uma versão do SketchUp para sistemas 64 bits tanto no Windows como no Mac.
  • O sistema de licenciamento do software foi alterado, para melhor, e agora os donos do SketchUp Pro podem usar o software tanto no Windows como no Mac. O download do software permite o uso da versão Pro por 30 dias! Antes isso não passava de alguns dias.
  • Nova ferramenta chamada Rotated rectangle tool que permite criar retângulos já inclinados em ângulos bem definidos. Isso é extremamente útil para artistas 3d! Antes era necessário criar um retângulo ortogonal, e depois aplicar rotação no objeto.
  • Agora existe uma ferramenta para criar arcos que passam por três pontos!
  • O sistema de adição de textos no LayOut foi reformulado, e agora está mais flexível.
  • Com uma opcão para importar arquivos IFC, o SketchUp Pro 2015 é mais amigável com softwares trabalhando com a tecnologia BIM.

A lista completa de novidades do SketchUp 2015 pode ser encontrada nesse endereço. Ao longo das próximas semanas, pretendo publicar alguns tutoriais em vídeo sobre as novas ferramentas do SketchUp.

Aprendendo a trabalhar com o SketchUp

Quer aprender a trabalhar com o SketchUp? No EAD – Allan Brito você encontra quatro cursos online que ensinam a usar o SketchUp para modelagem, renderização e uso de plugins!