SketchUp 2015

Compartilhe o artigo!

O SketchUp é uma das ferramentas mais simples em termos de modelagem 3d, e a sua evolução ao longo dos anos não mudou muito essa característica em relação ao software. Desde o seu início como uma ferramenta voltada especificamente para modelagem em arquitetura, até ser adquirido pelo Google e ter o seu foco desviado para uso nas ferramentas do próprio Google. Durante o período em que esteve sob as “asas” do Google os usuários mais antigos se queixavam da falta de avanços significativos em termos de ferramentas e até mesmo de esquecimento por parte da empresa. Como forma de atender as demandas dos usuários e também direcionar o foco do software, o SketchUp foi vendido para a Trimble. Isso já faz mais de um ano, e recentemente a empresa lançou a sua última atualização para o software, o SketchUp 2015!

sketchup-2015.jpg

O SketchUp 2015 manteve a mesma simplicidade em termos de recursos e metodologia para criação de modelos tridimensionais, adicionando recursos interessantes e úteis para os mais variados artistas digitais. Ainda existem versões duas versões distintas do SketchUp, sendo uma gratuita que possui menos recursos e outra que apresenta todas as ferramentas do software. Entre as diferenças do SketchUp gratuito e a versão paga, encontramos a existência de uma excelente ferramenta para criação de pranchas impressas chamada de LayOut.

Quais as novidades do SketchUp 2015? Entre as novidades do SketchUp 2015 encontramos:

  • Agora existe uma versão do SketchUp para sistemas 64 bits tanto no Windows como no Mac.
  • O sistema de licenciamento do software foi alterado, para melhor, e agora os donos do SketchUp Pro podem usar o software tanto no Windows como no Mac. O download do software permite o uso da versão Pro por 30 dias! Antes isso não passava de alguns dias.
  • Nova ferramenta chamada Rotated rectangle tool que permite criar retângulos já inclinados em ângulos bem definidos. Isso é extremamente útil para artistas 3d! Antes era necessário criar um retângulo ortogonal, e depois aplicar rotação no objeto.
  • Agora existe uma ferramenta para criar arcos que passam por três pontos!
  • O sistema de adição de textos no LayOut foi reformulado, e agora está mais flexível.
  • Com uma opcão para importar arquivos IFC, o SketchUp Pro 2015 é mais amigável com softwares trabalhando com a tecnologia BIM.

A lista completa de novidades do SketchUp 2015 pode ser encontrada nesse endereço. Ao longo das próximas semanas, pretendo publicar alguns tutoriais em vídeo sobre as novas ferramentas do SketchUp.

Aprendendo a trabalhar com o SketchUp

Quer aprender a trabalhar com o SketchUp? No EAD – Allan Brito você encontra quatro cursos online que ensinam a usar o SketchUp para modelagem, renderização e uso de plugins!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “SketchUp 2015”

  1. Boa tarde, sou projetista na área de Arquitetura, Tubulações,Ar Condicionado Central, Elétrica Residencial, hoje apo-
    sentado mas ainda executando projetos. Tenho algum conhecimento do Sketechup, mas o antigo porque não era
    preciso, cursei Auto Cad 2D e com ele executo meus projetos Arquitetonico. Estou cursando Edificações e fiquei
    pensando neste 2015 parece ser mais completo. Gostaria de aprender a usar o programa e após comprar o CD.
    atenciosamente, Ewerson

  2. Olá galera!
    Estou extremamente decepcionada com a atual situação do SketchUP.
    Tentei importar do armazém 3D e não consegui, pois foi bloqueadoooooo!!!!!!!!!!!
    A situação é simples, porém inaceitável!
    Segundo informações do representante desse software, que me ligou oferecendo a atualização por valor promocional, uma nova empresa adquiriu os direitos do mesmo e sendo assim o que ela fez? Bloqueou a utilização do armazém, ferramenta de fundamental importância para os trabalhos desenvolvidos, para forçar uma atualização.
    Em resumo você adquire um produto de forma legal e depois é retirado de você sem cerimônias, sim pois, sem o armazém 3D o software de nada serve!!!!!!!!!
    Então me pergunto: se essa empresa está desrespeitando os consumidores que já haviam adquirido antes, qual a garantia de que ira respeitá-los depois da atualização e o mesmo serve para os que irão adquirir a partir de agora.
    Em minha opinião empresa que joga sujo não tem credibilidade!
    Não se trata de valores e sim de respeitar um bem adquirido. Se ela quer que façamos atualizações então que ofereça novas ferramentas que realmente valham à pena e isso irá ocorrer naturalmente, porém na falta de capacidade para tal é melhor jogar baixo para garantir o lucro que se quer.
    Bem… Recuso-me a compactuar com tal posição!! Caso não haja mudanças no posicionamento dessa empresa não só não vou atualizar como não usarei mais e tão pouco vou recomendá-lo.
    Se tiver que adquirir um software valendo 10x o desse em uma empresa séria eu pago! Mas não dou um centavo a quem não me respeita!!!!!!
    Tenho certeza que se todos se posicionarem assim, seremos respeitados!
    Sou pessoa física e tenho o AutoCad legal, custa uma pequena fortuna, porém com dois, três projetos está pago e posso ter o sossego de não ter surpresas na hora de entregar um trabalho e saber que não posso mais contar com o instrumento que adquiri, confiando estar lidando com uma empresa séria.
    Vamos lá pessoal!!!
    Abraços!
    Angélica Matos – Rio de Janeiro

  3. Angélica Matos, é só ir no site do 3dwharehouse e baixar os arquivos que você quer. O que muda é que você vai ter que baixar em uma pasta separada um por um, e copiar e colar. 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *