A seleção de modelos 3d correspondentes a mobiliário é uma das tarefas que demanadam mais tempo em projetos de visualização para arquitetura, sendo esse o motivo para sempre recomendar aos meus alunos de cursos a distância ou presenciais, para montarem o mais rápido possível a sua própria biblioteca de modelos 3d para agilizar a criação de praticamente qualquer ambiente. Se você não quiser aproveitar modelos 3d já prontos, a solução é criar os seus próprios móveis 3d, mas isso iria consumir tempo valioso de trabalho. As bibliotecas online gratuitas ainda são em minha opinião uma das melhores alternativas para quem procura agilidade.

Quer fazer o download de alguns móveis bem contextualizados? Descobri no BlendSwap uma pequena coleção de móveis rústicos, que não são comuns de encontrar em bibliotecas 3d de móveis em geral. É muito mais fácil encontrar móveis clássicos de design, mas móveis rústicos como esses é bem difícil.

móveis rústicos arquitetura download gratuito

O conjunto é formado por uma cadeira, cabideiro e dois móveis auxiliares. Todos os objetos já estão devidamente configurados com texturas e prontos para aplicação em projetos renderizados com o Blender Cycles! Apesar de não apresentar outras opções de móveis como mesas, é perfeitamente possível aproveitar os mesmos objetos e texturas como referências para completar o conjunto de móveis.

O autor dos arquivos se chama chocofur e a licença de uso dos arquivos é Creative Commons de atribuição e crédito. Isso significa que ao usar esses arquivos, você precisa citar o autor original!

O download dos objetos pode ser realizado de maneira totalmente gratuita no BlendSwap, só lembrando que você precisa ter uma conta gratuita no site para ter acesso aos arquivos. Não usa o Blender? A boa notícia é que você pode fazer o download dos arquivos, abrir no Blender e exportar os modelos 3d em outros formatos como FBX ou OBJ para aproveitar os objetos em outros softwares.

Renderização para arquitetura com Blender

Quer aprender a trabalhar com renderização e modelagem 3d para arquitetura com o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra vários cursos online que ajudam exatamente a desenvolver habilidades nessa área! Esses são os cursos recomendados para visualização e arquitetura no Blender:

Ao montar um combo com esses três cursos, você ainda garante descontos na inscrição!