Um dos diversos atrativos do EAD – Allan Brito é a possibilidade de emitir certificados de participação para os cursos, que comprovam que uma pessoa efetivamente assistiu ao material dos vídeos. Esses certificados podem ter os mais variados propósitos como enriquecer o seu currículo ou mesmo comprovar horas de atividade complementar em instituições de ensino superior. Mas, até pouco tempo atrás era necessário enviar um e-mail para mim, e solicitar o certificado. Esse processo funciona, mas podia demandar algum tempo para que o certificado ficasse pronto. E pensando em agilizar o processo de emissão desses certificados fiz alterações no site que permitem que você mesmo possa emitir os certificados!

É só acessar o conteúdo e emitir o certificado? Não, ainda é preciso assistir ao conteúdo das aulas. Para entender melhor como funciona o processo, produzi um pequeno vídeo que explica o procedimento necessário para emitir os certificados:

O segredo é ir marcando as aulas e vídeos como assistidos, para que o botão que permite emitir o certificado apareça. É preciso assistir a 100% dos vídeos e conteúdos das aulas para que o certificado possa ser emitido. Depois que ele aparece é só gerar. Até o presente momento, os seguintes cursos estão com esse recurso disponível:

Ao longo dos próximos dias os outros cursos do site já devem receber o recurso!

Com isso o processo de emissão dos certificados no curso deve ficar mais rápido, pois é totalmente automático e imediato, eliminando a necessidade do intermediário (eu). Caso você já esteja inscrito em qualquer um desses cursos e não consiga emitir os certificados, mande uma mensagem pelo formulário de contato do site avisando sobre o problema para que as correções sejam realizadas.

Antes de alguém pergunte, o curso que aparece no vídeo ainda está sendo produzido e pretendo lançar ele nas próximas 2 semanas. Tem muito mais conteúdo relacionado com desenvolvimento de jogos em produção, o problema é só conseguir finalizar as gravações. Enquanto isso, você pode emitir os certificados dos cursos em que você já está inscrito.