A maneira mais segura de conseguir boas texturas para usar nos seus projetos de renderização e animação é sair com uma excelente câmera em mãos, e capturar as superfícies reais nas ruas e montar suas próprias texturas. Assim você não vai ter problemas com direitos autorais e garante que as superfícies tem exatamente o que é necessário para representar o material desejado. Uma das superfícies mais comuns de encontrarmos em projetos relacionados com visualização é o concreto, que pode aparece tanto em supercícies representando o piso de grandes áreas como também em paredes e muros.

O material é bem versátil e a sua aplicação em áreas estruturais acaba difundindo o seu uso em ambientes. É por esse motivo que sempre mantenho uma boa quantidade de variações de texturas relacionadas com concreto na minha biblioteca.

Texturas de concreto gratuitas

Quer fazer o download de algumas texturas de concreto em alta resolução? As duas bibliotecas listadas a seguir apresentam texturas de concreto gratuitas para download em grandes resoluções:

Só para que você tenha uma idéia de como são os tamanhos dos arquivos, as menores imagens possuem 4752 x 3168 de resolução. O que é suficiente para montar cenas e posicionar as superfícies próximas da câmera.

Texturas_de_concreto_gratuitas

As aplicações dessas texturas podem abranger desde a visualização para arquitetura até mesmo o desenvolvimento de jogos digitais. O único ponto negativo dos arquivos é que talvez seja necessário trabalhar um pouco neles em relação aos ajustes em superfícies muito extensas, devido ao fato das imagens não serem seamless e deixarem marcas evidentes no processo de tiling das texturas.

Mas, ainda assim é um recurso que não pode ser ignorado para qualquer artista 3d, e recomendo muito o download do material para somar com a sua já existente biblioteca de texturas 3d.

Usando as texturas de concreto

Quer aprender a usar essas texturas de concreto em softwares 3d? No EAD – Allan Brito você encontra cursos voltados especificamente para o uso de materiais e texturas em superfícies 3d: