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Blender Cycles com suporte a placas da AMD

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O Blender Cycles é um renderizador em constante evolução e apesar de sempre receber atualizações e novas ferramentas, desde os seus primórdios ele já tinha suporte a um recurso extremamente poderoso que era a possibilidade de usar a GPU para renderização. Mas, o que é a GPU? Esse é o processador da sua placa de vídeo, e a não ser que você possua um equipamento jurássico antigo o seu computador provavelmente tem alguns núcleos a mais do que o seu processador. Algumas placas podem chegar a ter a ignorância, muito bem vinda no render, de 3000 núcleos como é o caso da GeForce GTX TITAN X que aceleram de maneira significativa o render.

Apesar de ser rico em recursos e oferecer todo esse poder computacional, o Cycles só tinha compatibilidade plena com equipamentos usando a tecnologia CUDA da NVIDIA. Isso significa um banho de água fria nos proprietários de placas da AMD. Você poderia ter uma Radeon R9 295X2 com 5632 núcleos, que você usa jogar, e quando chegava no Cycles a renderização simplesmente não funcionava!

RadeonR9

Essa é uma reclamação antiga de donos desses equipamentos, e que deve estar com os dias contados. Boa parte da culpa dessa incompatibilidade era da própria AMD que não é muito amigável em termos de documentação sobre o funcionamento dos seus equipamentos e tecnologias, e isso dificultou a integração da tecnologia Open CL no Cycles. Como o Blender é um software de código aberto, e a sua adoção no mercado está crescendo de maneira significativa a AMD percebu que poderia ajudar seus consumidores ao passar para a sua equipe de engenheiros de software a responsabilidade de adicionar no Cycles o suporte a essa tecnologia. O resultado disso foi um patch que integra as tecnologias!

Calma! Antes que você jogue fora aquela GeForce ou vá na loja mais próxima comprar a sua Radeon lembre que faz apenas alguns dias que o patch foi submetido e antes de lançar ele para todos os usuários é necessário testar e validar o código. Já deve estar disponível na versão 2.75? Provavelmente não, deve ser algo que ficará disponível apenas na versão 2.76 ou posterior. Ao menos é bom saber que uma solução para deixar o Cycles ainda mais acessível para mais usuários está sendo trabalhada.

Tem uma Radeon? Por enquanto continue usando a boa CPU e aguarde até que o suporte seja adicionado, ou então pense na possibilidade de trocar o equipamento por uma GeForce.

Aprendendo a usar o Blender Cycles

Se interesseou pelo Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra vários cursos que ensinam a usar o software para os mais variados fins relacionados com renderização, inclusive fazendo uso da GPU:

2018-03-20T12:55:26+00:00 By |GPU render|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Maicom 27/03/2015 em 3:14 pm

    Estou na expectativa enquanto não é possível usar gpu AMD. Enfim, até lá, o jeito é estudar e praticar bastante.

  2. Miguel 30/03/2015 em 11:09 am

    Oi Allan,
    Estou a planear investir num PC para trabalhar com Blender, SketchUp e AutoCAD de forma regular e provavelmente Revit e 3d Studio no futuro…
    Estava a equacionar comprar a Nvidia GTX 970 pois parece-me a melhor opção neste momento…
    Com esta notícia, ainda será?
    Qual será a opção que aconselhas?
    Obrigado!

  3. admin 30/03/2015 em 11:32 am

    Miguel,

    O suporte para placas AMD está apenas começando, se você for investir agora é melhor partir para placas GeForce mesmo.

  4. como usa esse path 07/05/2015 em 3:39 pm

    Como usa esse path, luciano?

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