O mercado de softwares especializado em desenho técnico é bem competitivo, mas ainda existem os chamados “medalhões” que são as ferramentas mais usadas e procuradas por usuários. Um exemplo disso é a área de CAD com o quase onipresente AutoCAD que acaba de receber a sua trigésima atualização. A presença do AutoCAD em áreas como engenharia ou arquitetura é bem difundida, inclusive com professores universitários recomendando aos alunos que aprendam a usar o software. Isso aconteceu comigo no curso de arquitetura, quando a instituição ofereceu um curso básico de desenho no computador usando o AutoCAD, e acabou doutrinando a turma inteira a usar esse software.

Ainda hoje recebo e-mails de estudantes universitários procurando por material de treinamento relacionado com o AutoCAD. Para os que já usam o software ou pretendem começar a trabalhar com CAD, a Autodesk lançou o AutoCAD 2016! O que existe de novo nessa versão do AutoCAD 2016?

AutoCAD 2016

A lista de recursos envolvem novas opções para a interface, como a incrível opção de abrir vários projetos em abas. Esse recurso foi apresentado no ano passado e permite que dentro do AutoCAD seja possível abrir diversos projetos em abas. Quem é usuário mais antigo do AutoCAD, e chegou a sofrer com a necessidade de abrir múltiplas janelas do AutoCAD para conseguir editar vários arquivos ao mesmo tempo, esse tipo de recurso é sensassional! No AutoCAD 2016 a aba inicial é chamada de “Start” e permanece o tempo todo disponível.

Uma das atualizações mais interessantes do AutoCAD 2016 é no sistema de dimensionando para criar linhas de cota. Agora o comando DIM tenta adivinhar o tipo de linha de cota necessário para a parte do seu projeto e adiciona a informação de maneira automática.

Outro campo que recebeu novidades foi a gama de recursos 3d, que agora oferecem para o usuário opções inclusive de visualização baseada em imagens (IBL) para conferir os objetos 3d de maneira mais realista.

Para conferir a lista completa de recursos do AutoCAD 2016, recomendo conferir esse documento em PDF da própria Autodesk.