A animação para vídeo utiliza técnicas variadas para apresentar informações de maneira atraente para quem procura demonstrar informações ou imagens em curtos espaços de tempo. É muito comum encontrarmos diversos trabalhos especializados em motion graphics que fazem uso de movimentos frenéticos e sincronizados com música, para atrair a atenção das pessoas que estão assistindo ao material. Essas animações podem ser criadas tanto com base na boa e velha técnica da interpolação de movimento, usando quadros-chave ou então com o auxílio de plugins. Alguns desses plugins ajudam de maneira significativa quem não quer ter trabalho algum com deslocamentos de objetos na tela ou linhas do tempo.

No After Effects existe um plugin chamado de Animation Composer que é oferecido de maneira gratuita pela empresa que desenvolve o software, e que pode ser interessante para artistas que não tem conhecimento algum sobre o After Effects ou animação.

O tutorial a seguir mostra o funcionamento do software, apenas em inglês.

A base de funcionamento do Animation Composer é o uso de modelos prontos de animação, que já acompanham o software quando instalamos ele no After Effects. Mas, para expandir as opções e fazer animação com After Effects é necessário adquirir pacotes com modelos adicionais para o plugin. Então, apesar de ser gratuito a princípio o Animation Composer pode acabar exigindo um pequeno investimento para se transformar em ferramenta útil para animação com After Effects.

Mas, ainda assim é uma opção interessante para conseguir produzir material animado em vídeo de maneira extremamente rápida, pois apesar de não possuir muitos modelos a disposição no pacote gratuito, podemos criar animação com After Effects de maneira muito rápida usando os recursos do plugin.

Animação com After Effects

Para os casos em que você gostaria de aprender como as animações são produzidas para ambiente de vídeo, recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conferir o curso sobre animação para vídeo com After Effects em que você aprende realmente a usar o software para animação, sem o auxílio de plugins ou ferramentas auxiliares.

Nesse caso você irá realmente compreender o funcionamento do software, e trabalhar com múltiplas câmeras e a sua linha do tempo.