Uma boa parte dos projetos de design acabam surgindo nos mais inusitados lugares, até mesmo como pedaços de guardanapo podem servir de moldura para um rascunho rápido. Mas, apesar de ser totalmente a favor de trabalhar com guardanapos e uma caneta, pois estão disponíveis na maioria dos lugares que visitamos, o uso da tecnologia pode ajudar de maneira significativa na elaboração de novas idéias. Foi pensando nesse tipo de situação que a Adobe lançou o seu aplicativo para iPad chamado de Comp CC. A idéia do Comp é servir como uma moldura inicial para projetos que devem ser concretizados depois em softwares como o Photoshop, InDesign ou Illustrator.

Adobe Comp CC

A ferramenta é gratuita e funciona de maneira extremamente simples, permitindo a qualquer pessoa usando a tela do iPad adicionar formas geométricas e outras estruturas que podem compor os seguintes projetos:

  • Livros digitais
  • Banners
  • Material publicitário
  • Ilustrações

Um dos segredos do Adobe Comp é permitir que usando o drive do Creative Cloud o usuário pode enviar o seu design diretamente para um software com o InDesign para começar a diagramação final de um livro ou apostila. Dentro desse software final é possível aproveitar o layout criado no aplicativo e partir para o produto final.

Já fiz o download do aplicativo para testar e até o momento tenho gostado da experiência, mas ainda existem alguns pontos de melhoria. O principal é a ausência de versões para Android, e apenas se você for assinante do Creative Cloud e possuir um iPad pode usar o Comp.

Design de livros digitais para iPad

Entre os pontos positivos que achei no Comp é a possibilidade de começar os layouts que pretendo usar no InDesign para criar livros digitais nele! O esboço das páginas é criado direto no aplicativo, e depois de concluído posso continuar a adicionar texto e imagens nas páginas do InDesign.

Quer aprender a criar livros digitais usando o Adobe InDesign? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conferir o curso sobre design de livros digitais com InDesign que mostra todo o processo de criação e configuração desses livros, resultando em publicações no formato EPUB. No final do curso você será capaz de criar os seus próprios livros.