O uso de elementos já prontos em projetos para arquitetura é um grande facilitados de projetos em qualquer tipo de ambiente ou software como o AutoCAD, SketchUp e outros. O grande problema nesse tipo de situação é conseguir reunir essas informações para montar a sua biblioteca particular de blocos em 3d para uso em projetos. Essa é uma das estratégias que comento como diferenciais no curso sobre gestão da visualização arquitetônica em que ensino sobre a organização e gestão de projetos de visualização direcionados especificamente para arquitetura. Hoje encontrei uma atualização para um recurso que já tinha indicado aqui no blog, que são portas e janelas no SketchUp.

SketchUp-portas-janelas

Esse arquivo está disponível no SketchUcation e pode ser copiado de maneira totalmente gratuita, e para isso é necessário criar uma conta, também gratuita, no fórum. O material é muito bom e pretende ajudar os arquitetos e artistas que fazem uso do SketchUp como ferramenta principal para gerar modelos 3d. E para os casos das pessoas que fazem uso do SketchUp Pro é possível também exportar esses arquivos para outros formatos para conseguir usar em softwares como o Blender, 3dsmax e outros.

Uma dica interessante para a aplicação desses modelos 3d gratuitos de portas e janelas no SketchUp é o uso dos componentes do software, para conseguir replicar dentro das cenas essas portas e janelas, e caso seja necessário atualizar esses objetos, os componentes permitem transferir essas atualizações para todas as cópias dos componentes.

Usando o SketchUp para arquitetura

Além do curso sobre gestão da visualização arquitetônica que comentei no início desse texto, o EAD – Allan Brito ainda possui diversos treinamentos focados no uso do SketchUp para arquitetura. A lista de cursos é a seguinte:

Todos os cursos são oferecidos online e apresentam todos os passos necessários para aproveitar os recursos do SketchUp voltado a visualização de projetos para arquitetura.