O Adobe InDesign é uma ferramenta fantástica para qualquer profissional que procure trabalhar com editoração digital, seja para criar materiais curtos como panfletos ou guias, e passando por revistas e até mesmo livros com centenas de páginas. Entre os recursos para os quais o InDesign é pouco conhecido é a sua capacidade de trabalhar com múltiplos documentos e agregar todo esse material no formato de um livro. Para conseguir fazer isso você precisa usar exatamente a opção para criar livros no InDesign. Ainda não fez uso dessa ferramenta ou você nunca aproveitou esse recurso do InDesign? Como forma de mostrar o funcionamento dessa opção, gravei um pequeno tutorial em vídeo explicando como criar livros no InDesign.

O funcionamento da opção livro é muito simples e consiste nada mais do que uma forma de agregar diversos arquivos diferentes em ordem, para que seja possível exportar esse material depois como um grande livro. Esse livro pode ter diversos formatos comuns para material digital como:

Com esses arquivos o seu livro digital criado no InDesign pode ser distribuído de várias formas e maneiras diferentes, usando até mesmo lojas virtuais como a Amazon ou iBooks. As opções para gerenciar os arquivos do livro ficam disponíveis no próprio menu que agrega os arquivos.

Agora você já sabe como é possível organizar múltiplos arquivos do InDesign em um grande livro, basta adicionar o seu conteúdo e formatar o material para publicação.

Design de livros no InDesign

Se você tem interesse em trabalhar com produção de livros digitais, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir o curso sobre design de livros digitais com InDesign que ensina a criar um livro digital no formato EPUB usando o InDesign desde o seu princípio, até o ponto em que o conteúdo está pronto para publicação em lojas virtuais como a iBooks e Amazon.

O material do curso está todo organizado em vídeo e apresenta todos os passos, até mesmo para quem não tem conhecimento algum sobre livros no InDesign! Você será capaz de publicar os seus próprios livros de maneira totalmente independente e com controle sobre o seu visual e conteúdo.