O uso de filtros em softwares com o Photoshop é algo muito comum em processos de edição ou melhoria de imagens, seja para adicionar um pouco de desfoque em imagens ou então para adicionar efeitos estilizados, os usuários do Photoshop precisam conhecer as utilidades dos filtros. Mas, nem sempre os filtros existentes no software resolvem todas as situações e podemos precisar instalar outros tipos de filtros produzidos por empresas ou artistas para conseguir gerar alguns tipos de efeito rapidamente. Quer fazer o download de alguns filtros gratuitos para o Photoshop? No site do Richard Rosenman existem alguns filtros para Photoshop que podem ser copiados de maneira gratuita, e boa parte da lista acaba de ser atualizada.

filtros-photoshop

Esses filtros permitem criar efeitos estilizados em imagens que tem aplicação na pós-produção de fotografia ou então na simples apresentação de idéias. Existe um filtro específico para gerar pequenos quadrados usando as formas da imagem como base, ou então a transformação da imagem em fractais. A lista de efeitos e filtros disponíveis é bem extensa, e recomendo uma visita ao web site do artista para conferir todas as opções de filtros disponíveis.

Entre os maus favoritos estão os filtros que trabalham com simulações relacionadas com partículas, como é o caso do Particle paint ou o particle tracer.

A instalação desses filtros é bem simples e evidentemente requer apenas que você tenha o Photoshop no seu computador! Todos os filtros para Photoshop apresentam suporte a processamento em 64 bits.

Aprendendo a usar o Photoshop

Gosta de trabalhar com edição de imagens usando o Photoshop, mas não faz idéia de como começar a usar o software? Recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir os cursos sobre Photoshop que ofereço no site, sendo um deles totalmente gratuito. No momento existe apenas um curso, mas muito em breve outras opções de cursos voltados para edição e manipulação de imagens com o software devem estar disponíveis.

Com relação direta ao Photoshop, você pode conferir também os seguintes cursos de softwares da Adobe: