A criação de roteiros e material envolvendo processos criativos é algo que demanda muito tempo de pesquisa, e principalmente referenciais! É muito difícil criar qualquer coisa sem o uso de intensa pesquisa e comparação entre conteúdo já existente e colocar idéias à prova. É por essa razão que sempre utilizo uma série de ferramentas e recursos para conseguir facilitar as minhas pesquisas e organizar projetos. Entre essas ferramentas a minha preferida é de longe o evernote, que permite agregar conteúdo de diversos websites em formatos de texto e imagem com várias opções avançadas de pesquisa e consulta.

evernote

Mas, o que é o evernote? A maneira mais simples de descrever o evernote seria dizer que ele é um bloco de notas na nuvem, que permite guardar informações relacionadas com texto ou imagem de maneira rápida e ágil. Existem inúmeras formas de adicionar informações como notas no evernote, desde o uso de um inteligente web clipper que salva páginas inteiras ou captura partes da sua interface diretamente para um dos blocos.

A parte mais interessante é a possibilidade de adicionar imagens que depois são processadas pelo sistema do evernote, para consulta pela parte textual da imagem. Esse é um recurso premium do sistema, mas que já adianto que vale muito a pena depois que você se acostuma com o seu uso. Passei um bom período de tempo usando apenas a conta gratuita, mas já faz quase dois anos que faço bom proveito da versão paga para planejar minhas aulas no EAD – Allan Brito e também diversos aspectos da minha vida cotidiana.

Sempre que preciso trabalhar em um novo projeto, faço uso do evernote para reunir textos e informações que acho relevantes para essa empreitada em uma pasta. Cada pasta pode receber diversas notas agregando textos e hyperlinks. Na minha organização de conteúdos para gerar roteiros tanto para gravação de vídeos como material de consulta, sempre adiciono imagens que encontro na web e que posso fazer uso no futuro como referência.

Se você ainda não faz uso do evernote, recomendo fazer uma visita e criar uma conta gratuita para fins de avaliação. Os recursos são um pouco limitados, mas depois de ter acesso ao material completo da sua pesquisa em aplicativos próprios em celulares e tables, fica difícil viver sem esse tipo de facilidade.