A criação de vídeos usando softwares como o After Effects ou o Adobe Premire envolve primeiro a gravação do material que será usado no vídeo, e depois a inclusão de diversos outros recursos que facilitem a edição e finalização do projeto. Entre esses recursos estão presentes sons, músicas e também clipes de filme que ajudam na contextualização ou finalização do vídeo. Se você pretende começar a trabalhar com edição de vídeo ou composição digital, recomendo começar a reunir recursos que possam ajudar no processo de edição e montagem dos seus projetos como fundos animados que possam ser reproduzidos em ciclos.

Esse tipo de recurso é extremamente importante quando queremos apresentar material textual ou mesmo informações diversas em vídeo, pois adiciona um elemento dinâmico em material que seria a princípio estático. Existem inúmeros locais em que podemos comprar esses vídeos e garantir o uso desse material sem problemas relacionados com direitos de imagem.

Quer consultar e até mesmo fazer o download de planos de fundo animados para After Effects e Premiere de maneira gratuita? Nessa playlist do Youtube você encontra diversos desses planos de fundo, em um total de 98 e com links e informações sobre a disponibilidade ou não de uso desse material em projetos. Quando é necessário fazer a compra do arquivo a indicação é feita na descrição do vídeo.

Alguns dos vídeos possuem marca d’água e podem ser complicados de usar sem que sejam regularmente adquiridos para seu projeto. Você precisa avaliar cada exemplo e decidir se o uso do material é ou não fundamental para o seu projeto.

Aprendendo animação para vídeo

O uso de vídeo como meio de comunicação é algo muito comum nos dias de hoje, e a demanda por criação de material para locais como o Youtube ou distribuição em canais específicos na web é bem significativa. Caso você ainda não tenha conhecimento nesse tipo de produção, recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conferir o curso sobre animação para vídeo com After Effects que mostra todo o processo necessário para criar e exportar animações, voltadas especificamente em ambientes de vídeo.

No curso você conhece as ferramentas e recursos do After Effects que ajudam na criação de animações diversas para vídeo!