O desenvolvimento de jogos é uma tarefa que exige muito esforço e geralmente equipes multidisciplinares que fazem uso dos mais variados conhecimentos, para gerar um produto interativo que tenha o potencial de entreter e muitas vezes também educar. A variedade e os tipos de jogos existentes são bem extensas e podemos listar o entretenimento, educação e publicitários como alguns exemplos de categorias. Uma coisa que todos esses jogos possuem em comum é que independente do tipo ou plataforma, a grande maioria deles precisa começar com um bom game design.

O game designer é o profissional responsável por todo o projeto do jogo e a criação das suas mecânicas internas, regras e condições para o sucesso do jogador dentro do ambiente. Os grandes game designers são disputados por grandes estúdios, pois é geralmente deles que acabam surgindo as idéias de jogos revolucionários.

game-designer-500.jpg

O que você precisa saber para começar a trabalhar com game design? Essas são algumas das características de um bom game designer:

  • Ter muita experiência com jogos
    [essa é fácil de conseguir 🙂]
  • Conhecer o processo de documentação de game designers
  • Saber se expressar e apresentar idéias
  • Ter boa escrita
  • Conhecer o processo de criação e desenvolvimento de jogos

Isso é o básico! Existem outros conhecimentos também, como os aspectos sócio-culturais do público-alvo para o qual você está projetando o jogo. Um ponto interessante é o último, em que cito a necessidade de conhecer o processo de produção de um jogo, e aqui deixo bem clara a diferença entre conhecer e dominar! Você não precisa ser desenvolvedor ou artista para trabalhar com game design.

Para quem está procurando começar a carreira no desenvolvimento de jogos digitais, o EAD – Allan Brito possui agora um curso sobre game design que apresenta exatamente os aspectos relacionados com a produção da documentação para um jogo!

Mas, independente se você escolher ou não fazer o curso, já pode começar a se aperfeiçoar usando as dicas desse artigo para trilhar o caminho da profissionalização como game designer!

A quantidade de pessoas interessadas em começar a desenvolver jogos digitais cresce a cada dia, e não são poucas as graduações e até mesmo programas de pós-graduação direcionados ao desenvolvimento de jogos oferecidos por instituições de ensino em todo o Brasil.

Se você já quiser adiantar os seus estudos sobre game design, o curso e oficina de game design é uma excelente oportunidade de começar a sua produção em game design agora mesmo!