O uso de atalhos de teclado é uma das maneiras mais eficientes de trabalhar com softwares gráficos, pois esse tipo de ferramenta apresenta inúmeras opções e comandos que precisam ser acionados constantemente. Como o ato de levar o cursor do mouse até um menu, pode demandar uma boa parcela de tempo, usar os atalhos de teclado acaba economizando alguns segundos, que se multiplicados ao longo de um dia de trabalho se resumem em mais produtividade! Alguns softwares como o Blender são famosos por terem parte do seu fluxo de trabalho o otimizado para se trabalhar com atalhos, o que pode ser desanimador para usuários menos experientes, mas representa um ganho de produção depois de certo tempo.

O pacote de softwares de Adobe também apresenta a possibilidade de se usar atalhos de teclado para acelerar a sua produção, e podemos identificar quando um usuário ou artista tem experiência com determinado software pelo seu conhecimento sobre atalhos de teclado para uma ferramenta em especial. Já tive a oportunidade de usar isso até mesmo durante entrevistas de trabalho, em que precisava selecionar candidatos sem portfólio para participar de um projeto, e além do conhecimento sobre as ferramentas do software, o único parâmetro que encontrei para diferenciar os mesmos foi o conhecimento sobre atalhos.

atalhos adobe

Se você trabalha com softwares da Adobe, e gostaria de melhorar o seu conhecimento sobre atalhos de teclado, encontrei um infográfico que mostra um mapa com os principais atalhos de teclado para:

  • Illustrator
  • Photoshop
  • InDesign
  • Flash
  • After Effects
  • Premiere

No infográfico você encontra uma ilustração do teclado tanto em versões PC e Mac, demonstrando como cada tecla funciona nesses softwares do pacote Creative Cloud. O mais interessante nesses casos é pegar a imagem e imprimir o mapa, para deixar ao lado do computador para que seja possível usar as informações ao longo do seu uso diário.

Esse tipo de informação pode ser complementar ao que já ofereço em termos de recursos nos cursos do EAD – Allan Brito sobre softwares do pacote Adobe: