A criação de detalhes em superfícies 3d pode aproveitar diversos recursos diferentes na configuração de materiais e texturas, como o uso dos chamados mapas normais. É possível com esse tipo de mapa gerar pequenos relevos em superfícies 3d que a princípio não possuem nenhum tipo de detalhe, e com isso acelerar a criação de praticamente qualquer projeto. A parte positiva desse tipo de técnica é que podemos ao mesmo tempo usar os mapas normais em projetos de animação, mas também é perfeitamente possível aplicar esses recursos na maioria das engines de jogos modernas.

Esse fato faz do uso desse tipo de mapa um dos princípais recursos para artistas 3d, pois permite economizar muito no tempo de modelagem. Mas, o grande problema dos mapas normais é conseguir as texturas já no formato correto necessário para aplicação nas superfícies. A grande maioria dos pacotes de texturas acabam não acompanhando essas texturas, e precisamos recorrer a softwares externos para converter ou criar esse tipo de textura.

awbump

Hoje apresento uma alternativa gratuita para geração de mapas normais, que são úteis para artistas usando qualquer software 3d. A ferramenta chamada de Awesome Bump é especializada na criação desse tipo de textura, e para algumas pessoas a sua melhor característica é ser totalmente gratuita! O software é de código aberto e pode ser copiado em versões para Windows e Linux. Os usuários do Mac OS X infelizmente não possuem nenhum binário disponível para download. É necessário ter uma placa de vídeo com suporte a openGL 3.3 ou superior, mas pelos testes que consegui fazer aqui o requisito é facilmente alcançado! A não ser que você tenha uma placa de vídeo muito antiga.

O uso da ferramenta é extremamente simples e requer a manipulação dos controles na interface para gerar a textura que pode posteriormente usada em softwares 3d ou então em engines de jogos.

Já mencionei que é gratuito?

Usando as texturas do Awesome Bump

Para aproveitar as texturas geradas pelo Awesome Bump em softwares 3d, recomendo visitar os seguintes cursos do EAD – Allan Brito para conferir os métodos e procedimentos necessários para aplicar mapas normais em superfícies 3d: