Um dos segredos para conseguir bons resultados em projetos de renderização envolvendo interiores é atingir um bom conjunto de iluminação, materiais e modelos 3d bem detalhados. Para chegar nesse equilíbrio você deve investir um tempo na alocação de recursos que possam ajudar na promoção do seu projeto, o que eventualmente resultará em melhores resultados finais. Como já mencionei no curso sobre gestão da visualização arquitetônica, as imagens geradas em softwares 3d tem como objetivo principal a venda do projeto ou edificação ainda em construção. Boas imagens ajudam muito no processo de venda do projeto!

Quer um recurso que pode ajudar muito na iluminação do seu projeto? Um artista chamado Maxime Roz produziu uma série de imagens HDRI de ambientes internos, que são simplesmente perfeitos para projetos de visualização em arquitetura. Os arquivos possuem excelente resolução, chegando em alguns casos até a resolução 7K! Sim, você não leu errado a resolução é gigantesca.

mapas-hdri-interiores

Os arquivos estão liberados até mesmo para uso comercial na descrição da sua licença de uso, o que faz deles presença obrigatória em qualquer biblioteca de artistas 3d. O ponto positivo desse material é que você pode usar os arquivos HDR em qualquer renderizador, basta que ele suporte o recurso, e basicamente todos eles suportam essa tecnologia nos dias de hoje.

Mesmo que você não trabalhe necessariamente com renderização de ambientes internos, os mapas HDR ajudam muito na criação de reflexões em objetos que possuem superfícies realistas como vidro ou plásticos. O uso desse tipo de recurso ajuda na apresentação de produtos ou objetos que precisem de realismo nos materiais.

Aplicando mapas HDR para iluminação

Ainda não sabe como usar esse tipo de recurso para iluminação de projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que ensinam a configurar e usar mapas HDR em situações diferentes. Todos os cursos a seguir abordam o uso desse recurso: