As opções de ferramentas para modelagem em arquitetura são as mais diversas, mas podemos destacar o SketchUp como sendo uma das mais fáceis e rápidas de usar devido a sua capacidade de oferecer métodos de criação rápidos para objetos geométricos. Mas, apesar de ser um software que oferece essas facilidades em termos de método algumas vezes precisamos de opções extras que simplesmente não estão disponíveis no software. A maneira mais rápida de conseguir resolver esse problema é por meio dos plugins, que no SketchUp são escritos em uma linguagem chamada Ruby.

plugins-sketchUp2

Para os usuários do SketchUp interessados em extender um pouco mais as opções de modelagem para arquitetura, recomendo uma visita ao site da ProBooks, pois eles desenvolveram dois plugins para o SketchUp e oferecem os mesmos de maneira gratuita:

  • Cenas para fazer plantas: Esse primeiro plugin permite criar uma série de planos de corte para modelos 3d, que tem como objetivo ajudar na elaboração de ilustrações técnicas de partes diferentes de um projeto. Isso é ótimo para fazer apresentações e também usar vistas diferentes de um mesmo projeto no LayOut.
  • Componente Dinâmico a partir de 2 objetos: Você já precisou criar um componente dinâmico no SketchUp? Com esse plugin o processo de criação desse tipo de componente fica automatizado, e basta sobrepor as duas formas e acionar o plugin para ter um componente com duas geometrias diferentes. Por exemplo, podem ser versões diferentes de uma peça de mobiliário.

Ao visitar o site dos plugins para o SketchUp, você deve encontrar um botão com o rótulo “comprar”, mas pode ficar tranquilo que o download deles é gratuito! Um link alternativo para download leva até a páginas dos plugins diretamente no repositório oficial de extensões do SketchUp.

Modelagem para arquitetura no SketchUp

Mas, se você ainda não trabalha com plugins para o SketchUp ou modelagem para arquitetura, recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conhecer também os cursos sobre o tema já usando o SketchUp: