O Unity é uma plataforma de desenvolvimento de jogos muito versátil e amigável até mesmo para pessoas que não tem muita experiência com desenvolvimento de jogos. Sempre que estou ministrando alguma aula ou treinamento sobre o Unity, surge a dúvida relacionada com o aproveitamento de cenas de um jogo em outros projetos. Por exemplo, você pode criar o sistema de menus do seu estúdio ou produtora de jogos com o scripts e arte prontos, e gostaria de aproveitar esse material em todos os novos jogos. Isso é possível? Claro que sim!

Para demonstrar o procedimento necessário para exportar e importar material de um projeto do Unity para outros, gravei um pequeno tutorial em vídeo demonstrando o procedimento:

Como você pode perceber a solução é muito simples, e consiste apenas na criação de um package personalizado, semelhante aos que já importamos algumas vezes quando um novo projeto é configurado no Unity.

Assim que acionamos a opção para criar um package, podemos escolher quais elementos devem ser adicionados nesse pacote personalizado e o local em que gostaríamos de salvar o material. Depois é necessário apenas adicionar esse package em outros projetos do Unity para conseguir usar o material na íntegra!

Com essa solução é possível criar diversos elementos padronizados para a sua produção de jogos digitais como telas, gráficos, sons e outros elementos que podem compor o seu conjunto de recursos para desenvolvimento. Uma dica interessante é manter diversos packages salvos em algum serviço na nuvem como o Dropbox e os scripts no Evernote para que você possa pesquisar e ter sempre à disposição os arquivos.

Desenvolvendo jogos com o Unity

Quer aprender a criar jogos no Unity? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos voltados ao desenvolvimento e criação de jogos com o Unity, sendo um deles inclusive gratuito! Essa é a lista de cursos online disponíveis:

Aqui é importante ressaltar que apesar de não ser direcionado especificamente para o Unity, o curso e oficina de game design ajuda você na parte inicial do desenvolvimento de um jogo, que é exatamente na criação do documento de design que guia todo o processo de desenvolvimento.