Jogos digitais no Unity: Coleção de shaders gratuitos

Compartilhe o artigo!

Uma das vantagens de desenvolver jogos usando o Unity é que podemos usar uma vasta gama de recursos para incrementar o desenvolvimento dos projetos, sejam eles gratuitos ou pagos. Na Asset Store do Unity é possível encontrar todo o tipo de ferramenta para ajudar na criação do seu projeto de jogo, algumas delas gratuitas e outras pagas. Para ajudar as pessoas que estão começando a desenvolver seus projetos de jogos vou compartilhar alguns dos recursos que acredito que possam ser mais relevantes, e na maioria das vezes gratuitos para que você possa criar os seus jogos de maneira mais rápida e eficiente.

Hoje recomendo o download de um conjunto de shaders gratuitos chamado de MatCap Shaders Pack que oferece um conjunto de 9 materiais que podem ser usados para simular superfícies metálicas, reflexivas, célula de animação e outros. As texturas funcionam de maneira independente da iluminação, o que deixa o processo de renderização em jogos digitais no Unity muito mais rápido até em equipamentos mais antigos.

Unity-shaders

Para fazer o download dos arquivos na Asset Store você deve se cadastrar, o que pode ser feito de maneira totalmente gratuita. É importante também fazer o download do material o mais rápido possíve, pois o autor pode a qualquer momento tirar o pacote de shaders da condição de gratuidade e começar a cobrar pelo download. Sempre é interessante manter uma pequena coleção de shaders no Unity para os casos em que precisamos representar materiais em jogos digitais no Unity.

Desenvolvendo jogos digitais no Unity

Ainda não conhece o Unity como plataforma de desenvolvimento de jogos digitais? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para aprender sobre game design e também a desenvolver jogos usando o Unity para criar seus próprios projetos:

Lembre que todo o projeto de jogo começa com o game design, e portanto o artista completo nessa área também tem conhecimento sobre a criação do documento de design!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *