O controle da câmera é fundamental em todos os tipos de projetos sejam eles um jogo ou animação, pois é por meio desse “objeto” que podemos apresentar as nossas criações para os usuários finais. É por esse motivo que sempre recomento para os meus alunos o estudo, mesmo que seja dos princípios básicos da fotografia, pois assim é a maneira mais rápida de melhorar os nossos projetos. Mas, e quando o software não oferece algum tipo de controle em especial para a câmera? O ideal nesses casos é criar os nossos próprios scripts e adiconar as funções diretamente no objeto.

Foi essa a solução que um desenvolvedor no Unity encontrou para gerar um script que adiciona uma função Dolly na câmera do Unity. O nome do desevolvedor é mgear e o código pode ser copiado e aplicado diretamente na câmera no ambiente de desenvolvimento do Unity.

unity-dolly

Essa opção de Dolly pode gerar um efeito de dramaticidade, principalmente quando você precisa criar cutscenes que servem para ambientar parte da história do seu jogo, e devido a ausência de uma ou outra opção acabam forçando você a migrar para a criação de soluções baseadas em vídeo tradicional.

Para usar esse script, você precisa apenas copiar e colar o código no MonoDevelop, e depois associar o código a uma câmera no Unity. Se você não faz idéia nem por onde começar na criação de scripts no Unity, recomendo uma visita ao curso sobre programação em C# no Unity.

Um dos exemplos de como o Unity pode ser usado para criar jogos e também animações é o excelente Butterfly Effect que foi criado interiramente apenas com o Unity, e aproveitando as capacidades da engine de gerar gráficos em tempo real! Você pode perceber que do ponto de vista do usuário fica pouco evidente que tudo o que é apresentado na animação foi gerado com uma engine de jogos digitais. É esse tipo de vantagem que podemos conseguir na criação de conteúdo com o Unity.

Aprendendo sobre desenvolvimento de jogos no Unity

Ainda não sabe trabalhar com o Unity e gostaria de desenvolver habilidades na criação de jogos digitais? Com os cursos online do EAD – Allan Brito você pode começar a criar jogos no Unity: