O Unity acaba de receber uma pequena atualização na sua versão 5 que trouxe inúmeras novidades e alterações na API para quem desenvolve jogos com a plataforma. Com o Unity 5.1 temos alguns novos recursos interessantes para os desenvolvedores de jogos que apostam na plataforma como meio de materializar as suas idéias de jogos. Segundo a descrição no blog do Unity, o foco dessa atualização foi direcionada para dois recursos em particular que são o suporte melhorado a criação de jogos multiplayer e a dispositivos de realidade aumentada ou virtual. E nesse quesito não podemos comentar essa tecnologia sem mencionar o Oculus Rift.

Com o Unity 5.1 já é possível aproveitar ferramentas e APIs próprias para desenvolver jogos para esse dispositivo. Essa é uma vantagem competitiva importante para quem quiser iniciar projetos de jogos com o Oculus Rift, mesmo sem a tecnologia estar disponível para o consumidor final. Um dia esse tipo de dispositivo será acessível, e ter os seus jogos preparados para usar a tecnologia.

Unity5.1.jpg

Outro ponto importante que foi tratado na atualização é a constante correção de pequenos bugs no editor, que mesmo sendo raros de aparecer acabam deixando o processo de criação de jogos mais estrelante. Ontem mesmo encontrei um desses bugs relacionados com os Colliders em jogos 2D. Os objetos do jogo pararam de interagir com um Box Collider, e mesmo estando com o código todo correto a colisão não era detectada! Foi só fechar o Unity e voltar alguns momentos depois, e a colisão passou a funcionar. Os fóruns de usuários do Unity estão cheios de relatos de desenvolvedores reportando o mesmo problema em jogos 2D.

As atualizações na API são muito úteis também, mas podem acabar sendo um transtorno para alguns desenvolvedores, que precisam revisar várias linhas de código e arquivos para ter certeza de que as novas APIs estão sendo usadas de maneira correta. Os jogos antigos não deixam de funcionar, mas ao abrir os arquivos no editor mais recente do Unity uma mensagem fica avisando que as APIs estão desatualizadas.

O Unity 5.1 é gratuito para usuários e estúdio que tenham renda anual inferior a cem mil dólares com o Unity.

Aprendendo desenvolvimento de jogos digitais

Tem interesse em desenvolver jogos digitais? No EAD – Allan Brito você encontra vários cursos que podem ajudar você a se tornar um desenvolvedor de jogos digitais, inclusive com o Unity: