A iluminação de projetos pode ser um desafio para a maioria dos artistas 3d quando não temos a disposição as ferramentas certas para trabalhar, e hoje já existem recursos suficientes de software e hardware, para que a iluminação seja resolvida de maneira rápida. Com as técnicas de render baseadas em algoritmos do tipo Unbiased que aproveitam muito da física no mundo real, basta posicionar alguns pontos de luz principais, e deixar o software resolver o resto. Mas, ainda é preciso procurar reproduzir sombras e reflexões em superfícies como vidros, metais e plásticos. Para esse propósito os mapas HDR são fundamentais.

Com esse tipo de imagem é possível aproveitar a composição de um ambiente real, inclusive com informações de iluminação, e aplicar essas informações como base para iluminar cenários. É por esse motivo que sempre recomendo para os meus alunos e leitores a criação de uma biblioteca com mapas HDR, pois assim você terá diversos cenários e opções para adicionar iluminação em projetos nas mais variadas situações.

Mapa HDR gratuito

Aqui está um mapa gratuito que pode ser do seu interesse diretamente do Turbosquid, e o cenário é uma região desértica com poucos objetos ao redor. Um dos pontos positivos dessa imagem é que o céu está claro e sem nebulosidade, e o efeito da iluminação no ambiente é muito bom. O ponto negativo é a ausência de edificações ou equipamentos urbanos que possam compor superfícies reflexivas, mas considerando que o mapa é de alta resolução e gratuito, acredito que esse ponto negativo não inviabiliza o seu uso.

Faça o download o quanto antes, pois o autor da imagem pode modificar a sua condição de gratuita para um recurso pago a qualquer momento.

Usando mapas HDR para renderização

Ainda não sabe usar mapas HDR para gerar imagens realistas em renderização? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que fazem uso de mapas HDR para renderizar projetos e cenas, seja em contextos para arquitetura ou mesmo jogos!