A criação de roteiros é fundamental para qualquer iniciativa que envolva animações, jogos ou mesmo apresentações interativas. É desnecessário comentar que ao contar uma história o roteiro é a base para a organização do enredo e desenvolvimento de toda a linha de raciocínio que será apresentada para o espectador. Nas minhas aulas sobre animação e jogos seja em 3d ou 2d sempre recomendo para os meus alunos a elaborar um pequeno roteiro, que será a base para a criação do produto final. Quando você começa um desses projetos sem um roteiro definido, já posso afirmar com muita segurança que você deu um passo perigoso em direção ao fracasso!

Qual o problema de começar sem roteiro? Um projeto que tem como objetivo contar histórias precisa ter o enredo bem definido, assim como falas e cenas que compõe a estrutura visual do projeto. No caso de jogos o roteiro precisa se somar ao documento de design gerado no processo de game design, que eventualmente servem de base para o desenvolvimento do projeto.

roteiros para jogos e animações

Uma das coisas que observo com mais frequência na condução de projetos como animações ou desenvolvimento de jogos, é a afobação das equipes ou artistas responsáveis em sentar na frente do computador e começar a fazer o produto! Isso acarreta diversos problemas:

  • Criação de um produto sem enredo cativante
  • Estrutura narrativa ruim
  • Falta de empatia com o público
  • Exclusão de cenas ou trechos do projeto

Essa última situação é a consequência mais grave, pois representa horas de produção perdidas que representam prejuízo financeiro e também atrasos na conclusão do projeto.

Como criar bons roteiros?

A criação de roteiros deve sempre levar em consideração um enredo principal e também um objetivo. Esse objetivo deve ser claro para quem tem contato com a animação, jogo ou projeto finalizado. Sem esse tipo de tratamento será difícil vender o seu projeto ou mesmo conseguir convencer alguém a gostar dele.

Se a sua história gira em torno de um personagem, a melhor dica nesse caso é seguir a trilha da “jornada do herói” que pode ser encontrada nesse endereço. Mas, o que é isso? Nada mais do que uma sequência cíclica de fatos que ajudam a desenvolver uma boa história para o seu roteiro.

Ferramentas para coletar e organizar idéias

Entre as minhas ferramentas preferidas para organizar e montar roteiros, posso destacar o Evernote como sendo a minha opção principal! Como é possível trabalhar com a captura e organização de documentos, podemos usar o Evernote em várias tarefas diferentes relacionadas com a criação de roteiros.