A iluminação de cenários para arquitetura pode ser um grande desafio se você não conhecer a ferramenta usada para elaborar o seu projeto. Se a sua opção for usar o Blender Cycles, já posso adiantar que um dos segredos para conseguir boa iluminação em projetos com a ferramenta é por meio de mapas HDR estrategicamente posicionados na cena, e esse é um dos motivos que me fazem sempre pesquisar e compartilhar vários desse mapas aqui no blog. É impressionante a diferença que um mapa HDR aplicado na cena pode fazer!

Quer ver um exemplo de cena que foi iluminada com base em mapas HDR? Conheça o projeto “Modern Interior Design” do artista chamado Sebastian Zapata e divulgado nos fóruns Blenderartists. A cena tem uma qualidade de iluminação impressionante e muitos detalhes para demonstrar o poder do Cycles. A tradução da cena seria algo como design de interiores.

Design de interiores

A imagem que ilustra o artigo é apenas uma das que você pode conferir diretamente no fórum, inclusive em resolução Full HD que demonstra ainda mais a capacidade do software em gerar detalhes impressionantes. O que mais impressiona no projeto é que o computador usado pelo artista é bem mediano em termos de poder computacional, e isso mostra como uma boa otimização da cena é o segredo para atingir resultados razoáveis no Cycles.

Além do mapa HDR que mencionei no início do artigo, o artista fez uso de uma luz do tipo Sun que ajuda na criação das sombras na cena. Já fiz uso dessa combinação de luzes em meus projetos, e posso dizer que o resultado é geralmente muito bom!

Render para arquitetura com o Blender Cycles

Ficou interessado em usar o Cycles para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com arquitetura e renderização, que podem ajudar você a aplicar esse tipo de render de imediato: