Visualização em arquitetura com Blender e V-Ray

Compartilhe o artigo!

Um dos pontos positivos em escolher o Blender como software para trabalhar com visualização em arquitetura é a sua flexibilidade em termos de renderizador, pois além do Cycles que é a escolha principal da maioria dos artistas é possível adotar opções como o V-Ray. Isso é possível graças ao suporte dado a versão standalone do V-Ray que funciona muito bem com o Blender, inclusive recebendo suporte oficial do Chaos Group na sua página oficial. Isso seria muito difícil de acontecer até alguns anos atrás, mas com a popularização do Blender o cenário mudou.

Mas, o resultado da combinação entre Blender e V-Ray é bom? Claro que sim! Veja o resultado desse projeto divulgado por um usuário chamado johndoe123 nos fóruns Blenderartists. O nome não é dos mais criativos e se chama DIY Bedroom, mas tirando o fato do nome não ser interessante o resultado até que ficou muito bom.

Visulalização em arquitetura com Blender

A melhor parte é que o artista compartilha o resultado final do seu projeto junto com os ajustes usados no painel de configuração do V-Ray. Sim, caso você tenha curiosidade em saber como ele chegou nesse resultado final, é possível conferir todos os ajustes usados pelo artista diretamente no fórum.

Como base para a iluminação do projeto foi usada uma imagem HDR e o modo de renderização para o V-Ray foi o Irradiance Map. Esse tipo de projeto é perfeito para os artistas que já trabalham com visualização em arquitetura no 3dsmax e V-Ray, pois permite comparar o resultado e parâmetros usados nas duas ferramentas com o Blender.

Visualização em arquitetura com Blender

Ficou interessado em trabalhar com visualização em arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você a começar:

Autor: Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário em “Visualização em arquitetura com Blender e V-Ray”

  1. Eu usei por um bom tempo o Vray no 3ds max, mas hoje não troco o Cycles atual pelo Vray mesmo! Acho muito mais fácil de usar e consigo resultados bem melhores do que antes com Vray no Max.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.