A criação de um jogo em grande escala é um desafio considerável e quando as cifras começam a chegar na casa dos milhões, a coisa fica muito mais complexa pois a pressão para conseguir entregar resultados e ter o produto final pronto é muito grande! Mas, será que tempo de mercado e experiência são fundamentais para evitar problemas com perdas, atrasos e prejuízos? Isso não se aplica a Nintendo que tem experiência e conhecimento sobre o desenvolvimento de jogos, mas ainda assim um de seus projetos que estava em desenvolvimento por seis anos naufragou!

project-hammer

Você já ouviu falar do Project H.a.m.m.e.r ? Esse é o nome de um título que deveria ter sido lançado para o Nintendo Wii, mas acabou sendo cancelado por uma divergência entre as equipes de desenvolvimento da empresa que estavam localizadas nos EUA e Japão. Os dois times estavam divergindo sobre o andamento do projeto e o desenrolar do processo acabou vendo o jogo sendo cancelado. Todas essas informações foram levantadas pelo canal Unseen64 e divulgadas nesse vídeo (sem legendas).

Essa é uma situação complicada para os envolvidos no processo, mas que pode servir de aprendizagem para os interessados em desenvolver jogos digitais. A primeira coisa que você deve se questionar nesse processo é: quem é o game designer? Ele deveria ser a pessoa responsável pelas decisões relacionadas ao desenvolvimento do jogo, e principalmente o andamento e elaboração do documento de design.

A questão do envolvimento do game designer no processo é amplamente discutida dentro de estúdios e desenvolvedores independentes. Será que o envolvimento da mente por trás das mecânicas do jogo não seria suficiente para salvar o projeto? A Nintendo arriscou começar um projeto sem game design?

Como esse tipo de projeto é mantido e desenvolvido em sigilo será complicado saber exatamente o que aconteceu, mas fica como lição para quem está planejando ingressar nessa área.

Aprendendo a desenvolver jogos

Tem interesse em começar uma carreira no desenvolvimento de jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o tema, que podem ser a diferença entre um início tranquilo ou atribulado. Veja a lista de cursos relacionados com desenvolvimento de jogos: