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Renderização por GPU no Cycles com placas AMD

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Uma das novidades mais aguardadas por alguns artistas e usuários do Blender 2.75 consistia no suporte ao uso de placas de vídeo AMD na renderização por GPU no Cycles. Isso fica evidente pela quantidade de pessoas decepcionadas ao adquirir um computador novo, e ao instalar o Blender e começar a tentar renderizar uma cena com placas da AMD recebiam uma mensagem de erro ou simplesmente telas pretas. Algumas dessas pessoas só descobriam muito tarde que precisavam trocar a placa de vídeo para conseguir renderizar seus projetos.

Assim que o Cycles foi lançado junto com o Blender 2.61 a quantidade de pessoas que pedia por suporte as placas da AMD era bem razoável, e isso acabou gerando muitas mensagens e comunicados da Fundação Blender em relação aos problemas com o suporte ao Open CL. Isso foi em 2011 e depois de todo esse tempo a própria AMD resolveu tomar as rédeas do desenvolvimento e colocou uma equipe de engenheiros de software para trabalhar no suporte do Cycles ao seu hardware. O resultado dessa empreitada pode ser conferido no blog de desenvolvimento da empresa, e o resultado por ter beneficiado até mesmo os artistas usando equipamento da Nvidia.

blender-amd-gpu

De acordo com o relato no blog da AMD a equipe de engenharia fez propostas de alteração na estrutura e funcionamento do Cycles na renderização por GPU.

Mas, por qual motivo você deveria se importar por renderizar cenas com a sua GPU? A razão é muito simples e está relacionada com a velocidade com que as imagens são renderizadas! Vamos fazer uma conta de padaria rápida! A sua CPU (processador) deve ter provavelmente algo entre 2 a 8 núcleos dependendo da marca e modelo. Algumas placas de vídeo podem ter mais de 1000 núcleos! Quando as tarefas de renderização são jogadas para esse tipo de equipamento, o tempo para finalizar o render acaba sendo bem pequeno!

Renderização por GPU no Cycles

Ainda não sabe aproveitar tudo que o Cycles tem a oferecer para renderização por GPU? No EAD – Allan Brito você encontra uma série de cursos que abordam uso do renderizador com GPU:

2018-03-20T12:55:13+00:00 By |GPU render|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Marcus Vieira 15/07/2015 em 5:10 pm

    Eu trabalho bastante com edição e finalização de filmes e migrei do after effects para o blender, inclusive sou seu aluno nos cursos de blender, estou com problemas na parte dos composites bodes para efeitos, a pergunta está lá em um dos vídeos…Eu fiquei feliz por que comprei o novo Mac Pro com duas GPUs da AMD e no caso do blender estava sem serventia, agora melhorou, tenho estudado muito o blender para finalizar os FX do meu filme nele,tenho muitas perguntas a cerca do cycles, é possível fazer o Render de um filme com modelarem 3D por ele? Obrigado professor.

  2. Moisés 16/07/2015 em 1:04 pm

    Muito bom! mas será que já está funcionando em full?

  3. Wellington 21/07/2015 em 12:12 am

    Na minha amd nao está funcionando, pq?

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