Um dos aspectos que podem ajudar de maneira significativa em qualquer projeto de visualização é a correta aplicação de superfícies transparentes com vidros, aproveitando os recursos dos renderizadores modernos para elaborar reflexões e interações próximas da realidade em ambientes virtuais. Em outras palavras, a configuração bem feita de vidros faz toda a diferença. Com o Blender Cycles isso não é diferete e muitos artistas conseguem criar excelentes projetos usando apenas poucos elementos na cena, mas caprichando na configuração do vidro. Esse é o diferencial do projeto conhecido como Sauna House de um artista chamado elieli que publicou nos fóruns Blendersrtists um projeto que faz muito uso de vidros.

Renderização para arquitetura

Além de usar superfícies de vidro com alto grau de transparência o artista faz uso também do chamado vidro jateado, que é aquele tipo de vidro com pequenas granulações que mantém uma aparência fosca na transparência da superfície. As imagens que estão disponíveis no fórum mostram alguns ângulos com grandes distorções de câmera, mas no geral os painéis com superfície de video são o destaque, pois dificultam bastante o processo de renderização.

Esse projeto de renderização para arquitetura foi criado com o Blender Cycles? O artista infelizmente não compartilhou essa informação na descrição do projeto, mas posso garantir com muita tranquilidade que o Cycles é capaz de gerar esse tipo de imagem. A criação de vidro jateado pode ser feita de várias formas usando o Blender, e até renderizadores que estão sendo trocados pelo Cycles como o YafaRay já conseguia criar esse tipo de vidro. Até um tutorial sobre o tema já apareceu aqui no blog.

Para conferir mais imagens sobre o projeto, recomendo visitar o fórum.

Renderização para arquitetura com Blender Cycles

Quer aprender mais sobre renderização aplicada em arquitetura? No EAD – Allan Brito é possível conferir diversos cursos relacionados com renderização no Blender Cycles: