O After Effects é um software que podemos chamar de 2.5D pois ele tem todas as ferramentas e capacidade de criar animações em duas dimensões, e também trabalha com animações usando o eixo Z. Isso significa que podemos manipular diversos elementos em três dimensões, mas sem ter em mãos um software 3d. Até pouco tempo atrás esse tipo de maneipulação estava restrita apenas ao uso de câmeras, mas com o tempo o After Effects conseguiu ampliar esse suporte e já pode até mesmo manipular objetos em 3d. Uma pergunta que muitas pessoas me fazem está relacionada ao uso de algum plugin para ajudar na importação de mais modelos 3d para o software. Por exemplo, é possível importar FBX para o After Effects?

fbx-ae

A resposta é sim! Mas, para conseguir isso você precisa de um plugin gratuito que pode ser copiado nesse endereço, e o nome desse plugin é FBX to AE. Com o uso de arquivos FBX as possibilidades de importar material para o After Effects se ampliam de maneira significativa. Como uma boa parte dos softwares 3d é capaz de gerar arquivos no formato FBX você pode criar modelos 3d simples, e adicionar eles em composições no After Effects para trabalhar com efeitos de câmera e animação para vídeo.

O plugin é compatível com o After Effects CC 2014 e 2015 sendo totalmente gratuito. Para os artistas que usam o After Effects como plataforma para criação de animações e material em vídeo, o uso desse tipo de plugin pode trazer muito mais possibilidades na criação de vinhetas e material em vídeo.

Animação em vídeo no After Effects

Além de importar arquivos FBX para o After Effects você pode aproveitar também para conhecer o curso sobre animação para vídeo com After Effects do EAD – Allan Brito e consolidar os seus conhecimentos em termos de animação com o After Effects, para produções relacionadas com animação ou vídeo nos mais variados meios. O curso é voltado para pessoas e artistas que estejam iniciando tanto em animação como no After Effects.

Precisa de conhecimento básico no After Effects? No curso básico de After Effects, que é gratuito, você encontra as informações necessárias para começar!