A quantidade de plugins e ferramentas especializadas em gerar elementos para arquitetura no SketchUp é bem impressionante, mas diferente de outros ecossistemas de softwares que expandem as capacidades de modelagem o SketchUp possui muitos plugins e recursos pagos. Depois de instalar uma dessas ferramentas você poderia começar a gerar tipologias diferentes de modelos 3d como janelas e portas, para fins de armazenamento e até mesmo produção. Essa semana localizei uma excelente biblioteca gratuita de janelas e portas para SketchUp que pode ser copiada de maneira totalmente gratuita.

Essa biblioteca gratuita de janelas e portas para SketchUp é composta por modelos 3d gerados usando plugins, e que foram criadas por um artista chamado Gus R e disponibilidades nos fóruns SketchUcation. Para fazer o download da biblioteca gratuita de janelas e portas para SketchUp, basta seguir o link. Só aviso que para ter acesso ao recurso, você precisa se cadastrar no SketchUcation e esse registro é gratuito.

Biblioteca gratuita de janelas e portas para SketchUp Biblioteca gratuita de janelas e portas para SketchUp

Com esse recurso você pode aproveitar os objetos nos seus projetos do SketchUp, mesmo sem possuir nenhum tipo de plugin associado ao software. E transformando esses modelos 3d em componentes a possibilidade de editar e transportar as informações entre projetos diferentes.

Os modelos 3d dessa biblioteca gratuita de janelas e portas para SketchUp não estão formatados para o padrão usado na construção civil do Brasil, mas você tem total liberdade para fazer ajustes e a edição do modelo 3d para aplicar as devidas adaptações na estrutura dos objetos.

Aprendendo modelagem para arquitetura com SketchUp

Ainda não sabe usar o SketchUp e gostaria de começar seus próprios projetos com o software? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com modelagem especificamente para o SketchUp:

Os cursos fazem uso de todas as técnicas e recursos necessários para aproveitar a biblioteca gratuita de janelas e portas para SketchUp.