Os artistas digitais que precisam criar cenários paras os seus projetos sempre acabam esbarrando na elaboração de modelos 3d que possam ser usados como plano de fundo, seja em jogos digitais ou projetos de arquitetura e animaçõa. A composição de cenários nesses casos pode até mesmo atrasar um pouco a entrega dos projetos. É por isso que sempre procuro ter na minha bibloteca de modelos 3d, algumas opções de edificações para aplicar nesses tipos de projetos. Você ainda não tem nenhum desses modelos 3d na sua biblioteca? Encontrei um arquivo no BlendSwap que pode ajudar você na composição desse tipo de material.

O arquivo é um edifício 3d para arquitetura simples criado por um artista chamado “mellogustavo” e que foi toda configurada para renderização usando o Blender Cycles. Como a descrição do arquivo está parcialmente em português, acredito que o artista seja brasileiro.

edificio-arquitetura

Esse é apenas um dos recursos que você deve usar para fazer a composição dos seus cenários virtuais, pois sem um bom conjunto de edificações para adicionar nos seus projetos a contextualização ficará prejudicada. É só pensar que um edifício como esses pode ajudar na criação de um plano de fundo, mas é o conjunto de edifícios que fará com que o observador tenha a impressão de que está vendo um espaço urbano.

A mesma coisa se aplica em projetos de jogos digitais, mas muito gente acaba usando o mesmo edifício várias vezes para economizar recursos computacionais e não gerar carga na aplicação.

Na sua biblioteca virtual deveriam existir diversos desses arquivos sendo somados os que você já criou anteriormente (o seu próprio edifício 3d para arquitetura) e outros localizados na web. É só começar!

Usando modelos 3d para arquitetura e jogos

Ainda não sabe usar esse tipo de recurso para arquitetura e jogos? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os diversos cursos relacionados com visualização em arquietura e jogos digitais: