O mercado de jogos digitais é um dos que mais emprega artistas digitais nos dias de hoje, e sempre recomendo para os meus alunos interessados em começar a trabalhar com a produção de conteúdo digital, procurar algum posicionamento nesse mercado. Além de estudar a parte técnica relacionada com a produção do jogo é interessante conhecer o mercado, e a dinâmica das empresas que já possuem produtos de renome. Entre as empresas que despontaram para o mercado nesses últimos anos temos a Rovio, que é a dona daquela franquia de jogos dos passarinhos zangados, que você deve conhecer como Angry Birds.

A mecânica do jogo é simples mas viciante, e por um longo período de tempo se tornou sinônimo de jogo em dispositivos móveis. Mas, assim como acontece em qualquer setor da economia, existem momentos de bonança e também de crise. Essa semana foi divulgado que a Rovio estava demitindo uma grande quantidade de funcionários dos seus estúdios, devido a baixa demanda pelo jogo e a acomodação do mercado.

Por muito tempo a empresa tentou levar a franquia para outros produtos por meio de licenciamento, e quem já teve a oportunidade de pesquisar deve ter visto até mesmo marcas de alimentos diversos com os desenhos e marca dos pássaros.

angrybirds

Ao longo dos últimos anos o modelo de distribuição que faz mais sucesso é o Free to Play que permite fazer o download do jogo de maneira gratuita, e dentro do aplicativo os jogadores são estimulados a gastar dinheiro com itens ou com aquisição de extras. O modelo do Angry Birds nunca foi esse, e o volume de downloads e respectivas compras do jogo devem ter caído de maneira significativa. Fora essa possível perda em vendas, o estúdio fez um investimento pesado na animação Angry Birds, que consumiu quase 100 milhões de dólares.

Os investimentos pesados somados com a baixa demanda pelo jogo, resultou em perdas financeiras para o estúdio. Isso é uma lição para as pessoas que procuram montar seus próprios estúdios ou empreendimentos que se baseiam em produtos digitais. O mercado muda e você precisa seguir a tendência para adaptar o produto as demandas dos consumidores. Sem isso, o risco de ter problemas no futuro é muito grande. Pelo menos o estúdio tinha dinheiro em caixa para ajudar nessa transição.

Fonte: Cartoonbrew

Aprendendo sobre desenvolvimento de jogos

Quer trabalhar com desenvolvimento de jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com desenvolvimento e produção de jogos seja com o Blender, Unity ou Unreal Engine.