Rovio anuncia demissões depois de baixa demanda por Angry Birds

Compartilhe o artigo!

O mercado de jogos digitais é um dos que mais emprega artistas digitais nos dias de hoje, e sempre recomendo para os meus alunos interessados em começar a trabalhar com a produção de conteúdo digital, procurar algum posicionamento nesse mercado. Além de estudar a parte técnica relacionada com a produção do jogo é interessante conhecer o mercado, e a dinâmica das empresas que já possuem produtos de renome. Entre as empresas que despontaram para o mercado nesses últimos anos temos a Rovio, que é a dona daquela franquia de jogos dos passarinhos zangados, que você deve conhecer como Angry Birds.

A mecânica do jogo é simples mas viciante, e por um longo período de tempo se tornou sinônimo de jogo em dispositivos móveis. Mas, assim como acontece em qualquer setor da economia, existem momentos de bonança e também de crise. Essa semana foi divulgado que a Rovio estava demitindo uma grande quantidade de funcionários dos seus estúdios, devido a baixa demanda pelo jogo e a acomodação do mercado.

Por muito tempo a empresa tentou levar a franquia para outros produtos por meio de licenciamento, e quem já teve a oportunidade de pesquisar deve ter visto até mesmo marcas de alimentos diversos com os desenhos e marca dos pássaros.

angrybirds

Ao longo dos últimos anos o modelo de distribuição que faz mais sucesso é o Free to Play que permite fazer o download do jogo de maneira gratuita, e dentro do aplicativo os jogadores são estimulados a gastar dinheiro com itens ou com aquisição de extras. O modelo do Angry Birds nunca foi esse, e o volume de downloads e respectivas compras do jogo devem ter caído de maneira significativa. Fora essa possível perda em vendas, o estúdio fez um investimento pesado na animação Angry Birds, que consumiu quase 100 milhões de dólares.

Os investimentos pesados somados com a baixa demanda pelo jogo, resultou em perdas financeiras para o estúdio. Isso é uma lição para as pessoas que procuram montar seus próprios estúdios ou empreendimentos que se baseiam em produtos digitais. O mercado muda e você precisa seguir a tendência para adaptar o produto as demandas dos consumidores. Sem isso, o risco de ter problemas no futuro é muito grande. Pelo menos o estúdio tinha dinheiro em caixa para ajudar nessa transição.

Fonte: Cartoonbrew

Aprendendo sobre desenvolvimento de jogos

Quer trabalhar com desenvolvimento de jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com desenvolvimento e produção de jogos seja com o Blender, Unity ou Unreal Engine.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

One thought on “Rovio anuncia demissões depois de baixa demanda por Angry Birds”

  1. Excelente matéria, mas tenho que discordar de um pequeno detalhe.
    Não acho que o modelo de negócios dos jogos da Rovio seja o motivo pela sua atual crise, mas sim a falta de planejamento e gastos elevadíssimos que eles tinham.
    Se for analisar o último jogo que eles lançaram, o Angry Birds 2, pode-se observar que o game inteiro foi planejado para o modelo free-to-play.
    Mas como o jogo é muito simples, a dificuldade em inovar se mantendo ligado às raízes é muito grande, e acho que isso seria um dos principais fatores pela falta de interesse do público. Afinal, o jogo continua sendo resumido a arremessar passarinhos em blocos com física, o que já não prende a atenção dos jogadores que conhecem a franquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *