As plataformas para as quais podemos publicar jogos digitais estão bem consolidadas nos dias de hoje, mas em momentos bem específicos é possível aproveitar o lançamento de um novos sistema ou ambiente para entrar como pioneiro no desenvolvimento de jogos. Já pensou ser uma das poucas pessoas que possuem jogos para uma plataforma recém lançada? Esse é o caso da nova versão da Apple TV que agora vai permitir que os desenvolvedores de Apps publiquem material para o sistema, e uma das engines mais usadas do mercado já anunciou que dará suporte ao novo sistema.

Apple TV com Unity

Estou falando do Unity que segundo relatou o blog que acompanha o desenvolvimento do software já está em estágios avançados de finalização do suporte ao sistema operacional da Apple TV. O que isso significa para você? Uma oportunidade única para projetar jogos e aplicações usando o Unity para um sistema operacional e dispositivo em que praticamente ninguém tem acesso até agora. Com o tempo o sistema deve receber uma avalanche de aplicativos e jogos, mas nesses primeiros momentos os desbravadores que conseguirem criar aplicações para o sistema devem ter excelentes resultados, pois devem ser os únicos!

A melhor parte de tudo isso é que os usuários com a versão gratuita do Unity também recebem o suporte ao desenvolvimento para a Apple TV! Sim, não é necessário possuir uma licença Pro para conseguir publicar para a Apple TV com Unity.

Se você ainda não é usuário do Unity, recomendo conferir o EAD – Allan Brito para fazer o curso básico de Unity que é gratuito, e depois expandir os seus conhecimentos com os outros cursos específicos para criação de jogos mais complexos:

Esses cursos ajudam você a trabalhar com scripts e configuração de cenários no Unity, e são o pontapé inicial para começar a sua carreira no desenvolvimento de jogos eletrônicos. Mas, não esqueça que também será necessário criar os modelos 3d, e nesse caso a recomendação é investir no Blender para esse propósito.