A produção de material envolvendo vídeo demanda muito trabalho de bastidores e pesquisa, para que o conteúdo esteja de acordo com o projeto que você desenvolveu e chegar com mais tranquilidade no resultado final. O conjunto de roteiro e storyboard ajudam a visualizar como será o conteúdo final, mas muito do material precisará ser capturado com câmera ou então adquirido de bibliotecas externas. Nessa situação é igualmente importante ter à disposição uma boa biblioteca de stock footage que nada mais é do que um conjunto de vídeos de uso geral, que podem ser aproveitados em praticamente qualquer tipo de projeto.

Nesse tipo de biblioteca você encontra uma boa base de categorias de vídeos como cenários urbanos, natureza ou temas diversos. A vantagem é que você pode pegar esses vídeos e inserir em produções próprias sem a necessidade de gastar recursos com câmera, deslocamento e assim otimizando a produção. Agora, algumas dessas bibliotecas são relativamente caras para fins de produção e exigem um pouco de recurso financeiro para aquisição.

Já pensou se existisse uma biblioteca desse tipo, e que fosse gratuita? Nesses últimos dias localizei uma dessas bibliotecas que oferece mais de 1500 videos em 4K. Isso mesmo, arquivos de vídeo (stock footage) capturados com uma câmera Red Epic que podem ser copiados de maneira totalmente gratuita, prontos para serem usados nos mais variados projetos!

download_videos_4k

O material está sendo oferecido pelo diretor de fotografia Mitch Martinez, e todo o conteúdo está hospedado no próprio site dele. A minha sugestão é fazer o download do material o quanto antes, pois além de ser muito bom, a qualquer momento pode ficar indisponível. Se você tem um HD sobrando e pode armazenar uma boa quantidade de informação, faça o download dos vídeos em 4K! Nunca se sabe quando será útil.

Aprendendo sobre edição de vídeo

Você ainda não tem boas habilidades relacionadas com edição de vídeo ou produção de material áudio-visual? No EAD – Allan Brito você encontra uma vasta gama de cursos  material voltado para a edição e montagem de vídeo: