Os projetos que envolvem a produção de conteúdo visual demandam muita organização e controle, principalmente quando estão envolvidas diversas pessoas distantes geograficamente. É por isso que sempre estou procurando ferramentas que possam me ajudar na gestão desses projetos. Já comentei aqui no blog sobre o uso de ferramentas como o Evernote e Dropbox para fazer a gestão da produção de imagens, como o aproveitamento do Dropbox para fazer a gestão de render em computadores remotos. Você pode acompanhar em tempo real a renderização dos projetos e conseguir  a visualização dos seus projetos até mesmo do seu celular.

Nesses últimos meses estive testando outra ferramenta que ajuda muito na produção de conteúdo, principalmente os que envolvem multimídia. Estou falando do Trello! O sistema é voltado especificamente para organização visual de projetos, usando uma abstração de cartões que simulam a metodologia conhecida como “Just in Time” ou Kanban. Nos projetos que usam os cartões, você pode adicionar inúmeras informações nas estruturas verticalizadas e organizar o trabalho de grandes equipes.

gestao_projetos_3d_500px

A melhor parte disso é que o Trello possui uma versão gratuita que já fornece praticamente todas as ferramentas necessárias, para que você possa organizar os seus projetos. Se for necessário aumentar o tamanho dos anexos e desbloquear outras opções importantes, você pode optar pela assinatura. Mas, já aviso que a opção gratuita é mais do que suficiente!

Um dos pontos positivos no uso dos cartões no Trello é que você pode anexar imagens e informações provenientes de URLs. Isso permite que os cartões sirvam ao mesmo tempo como um controle sobre a produção do seu projeto, como também o local para reunir informações relacionadas ao desenvolvimento do projeto.

Por exemplo, ao desenvolver um roteiro para animação é possível que as referências em texto ou links possam ser adicionadas na descrição do projeto. Isso permite que todos os envolvidos tenham acesso aos mesmos arquivos, e possam adicionar comentários relacionados com a produção. É o ambiente ideal para a pré-produção de qualquer projeto.

Usando a metodologia Kanban nos seus projetos 3d

Quer applicar esses conceitos em projetos reais? Se você ainda não conhece nenhum procedimento relacionado ao meio produtivo 3d, recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito que são excelentes para aplicação do conceito: