O uso de ferramentas relacionadas com o desenvolvimento de jogos para apresentar projetos de arquitetura é uma tendência irreversível, até pelo simples motivo das licenças dessas ferramentas serem gratuitas para a criação de visualização em arquitetura. Esse é o caso da Unreal Engine que tem um dos melhores suportes visuais do mercado, e permite trabalhar em projetos de visualização para arquitetura sem cobrar taxas ou valores dos artistas. Existem diversos exemplos de projetos que apresentam de maneira impressionante residências e edificações com nível de qualidade visual excelente, e que algumas vezes até se comparam com a qualidade visual do V-Ray, Corona e Cycles.

Um artista chamado rabellogp publicou nos fóruns de usuários da Unreal Engine um projeto que impressiona pelo nível de qualidade visual e principalmente o ambiente externo. Um dos pontos de destaque do projeto é a vegetação nos arredores do projeto, que serviu de base para o artista estudar e desenvolver suas habilidades em visualização para arquitetura na Unreal Engine.

vegetacao_unreal4_500px

Pela descrição do projeto, a vegetação foi gerada usando ferramentas externas como o Speedtree, que é especializado em gerar vegetação para ambientes de jogos na Unreal Engine. Com o uso desse tipo de ferramenta o processo de configuração das cenas fica rápido e o resultado visual acaba sendo semelhante ao que encontramos na imagem. Além do Speedtree é possível encontrar diversas opções dentro do Marketplace da Epic relacionados com vegetação para jogos, que podem tranquilamente ser adaptados para ambientes de visualização para arquitetura.

Visualização para arquitetura na Unreal Engine

Quer começar a trabalhar com visualização para arquitetura na Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra cursos que ajudam no processo de modelagem do cenário e na posterior configuração do projeto dentro da Unreal Engine. Nos cursos são abordadas as configurações dos materiais, iluminação e ambiente interativo. Um dos pontos positivos é o ajuste dos Blueprints que garante a interação do seu usuário com o ambiente: